Siga o OTD

Handebol

Proposta para desenvolvimento surte efeito em 2017

A temporada de 2017 trouxe uma mudança para a base do Handebol brasileiro, buscando trazer mais qualidade para os jovens, a confederação usou de Acampamentos de desenvolvimento 

O ano de 2017 foi de muito trabalho desenvolvido com as categorias de base do handebol brasileiro por todo o País. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), em parceira com os Correios e as Federações Estaduais, promoveu as edições regionais e nacionais dos Acampamentos de Desenvolvimento e Melhoria Técnica nas categorias Infantil, Cadete e Juvenil Masculinas e Femininas, proporcionando uma grande mobilização e aprendizado ao longo de vários meses.

Este ano, a fase regional passou pelos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, e mais o Distrito Federal. No ano que vem, o restante dos Estados serão contemplados. Os melhores atletas de cada localidade passaram à etapa nacional, e lá, foram avaliados com a possibilidade de integrar as Seleções Nacionais das respectivas categorias.

De uma forma geral o trabalho proporcionou um enorme crescimento para a modalidade, pois um dos pontos de destaque é a padronização da forma como o handebol é praticado em todo o País, por isso, também é fundamental a capacitação de professores e outros profissionais envolvidos.

“Os acampamentos definitivamente são um marco e acredito ser um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento do esporte nacional amador que temos em todo o Brasil. Eles trazem essa cara de um esporte que está se mobilizando para que se torne nacional na forma de jogar, de conversar com os treinadores, com os atletas e os clubes. Isso tem sido muito importante e significativo”, avaliou o coordenador Washington Nunes. “Este ano fizemos a fase regional em metade dos Estados e a outra metade será no próximo ano. O calendário já está pronto com as atividades regionais e nacionais e a expectativa já é grande”, acrescentou.

Os Acampamentos Nacionais fecharam o calendário com as atividades sendo realizadas no Centro Nacional de Desenvolvimento, em São Bernardo do Campo (SP). Pela primeira vez, a ‘casa do handebol brasileiro’, pôde ser utilizada a pleno, com toda a infraestrutura necessária para os trabalhos com atletas e professores.

“Todas as atividades no Centro de Treinamento foram cumpridas de forma excepcional. O transporte e traslado chegando de todos os lados, por ser próximo a São Paulo, foi uma facilidade e um ponto extremamente positivo. A vinda de treinadores do Brasil inteiro e assimilação de um novo modelo de jogo foi muito importante. Tivemos também a montagem de novos grupos de treinadores, que serão responsáveis pelas Seleções Infantil e Cadete, que irão disputar Sul-Americano, quando até então os clubes campeões brasileiros representavam o Brasil. Agora não, todas comissões técnicas foram montadas, inclusive com treinadores que participaram dos Acampamentos”, apontou Washington.

O coordenador lembrou também da facilidade em poder contar com toda a estrutura para o bom funcionamento das diferentes áreas que envolvem o Acampamento, tanto nas atividades práticas, como teóricas e ligados à preparação dos atletas como fisioterapia, nutrição, entre outras. “O uso do espaço é fantástico porque temos os atletas à disposição o tempo todo para vídeos, palestras, almoço, descanso. Tudo fica muito próximo e isso viabiliza, otimiza e favorece o trabalho.”

Outro destaque do Acampamento é a detecção de talentos que possam seguir na carreira profissional e defender o Brasil nas Seleções de categoria de base. Segundo Washington, foram descobertos muitos atletas de qualidade durante as atividades. “Na edição nacional, nas diferentes categorias, tivemos uma ótima participação. Foram feitas boas escolhas, com meninos e meninas com competência de treino e de jogo. Ficamos encantados com algumas categorias, como a Cadete, tanto masculino quanto feminino. A Infantil tem muitos atletas bons e a Juvenil também, mas a Cadete foi um destaque com jogadores com um nível de competência muito grande”, revelou.

No geral, ele acredita que os acampamentos desse ano foram fundamentais para o desenvolvimento da modalidade como um todo. “A avaliação é muito positiva, com uma perspectiva bastante alta, mesmo sabendo que em todo o Brasil a crise econômica é grande, conseguimos fazer um marco na montagem, na manutenção e no desenvolvimento dos acampamentos. Julgamos que esse é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da modalidade a médio e a longo prazo”, encerrou Washington.

Mais em Handebol