Siga o OTD

Handebol

Renovada, Seleção feminina de handebol se junta pela primeira vez pós-Rio 2016

Nesta sexta-feira (25), a Seleção Feminina de Handebol inicia, em Belém (PA), a primeira etapa de treinamentos após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e também a última de 2016. A equipe ficará concentrada durante dez dias e o ponto alto da fase será a disputa do II Torneio Quatro Nações, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, com as equipes de Cuba, Eslováquia e Uruguai. Uma grande oportunidade para encontrar o público da região Norte, fã da modalidade.

O Torneio Quatro Nações servirá como uma espécie de aquecimento para o novo ciclo e para que o técnico Morten Soubak comece a moldar os rumos da equipe daqui para a frente. Campeão mundial em 2013, o Brasil passou a fazer parte da elite mundial da modalidade e almeja alçar voos tão altos quanto esse novamente, mas agora é um momento de muita concentração e planejamento, já que boa parte do grupo que trabalhou nos últimos anos não veste mais a camisa verde e amarela.

A transição já começou há algum tempo, tanto é que a equipe contava nos compromissos mais recentes com atletas de muita experiência e outros jovens talentos que já fazem parte da Seleção e têm disputado os principais campeonatos internacionais. No entanto, neste momento, a cara do conjunto mudou ainda mais.

Uma das convocadas, a armadora esquerda Juliana Malta, já vem trabalhando com a equipe há algum tempo, incluindo também nas categorias de base da Seleção, e ganhou uma larga experiência com o treinador dinamarquês. A pernambucana treinou com a Seleção até a ida da equipe para os Jogos Olímpicos do Rio, mas acabou ficando de fora, já que haviam apenas 14 vagas. Agora, com o recomeço do trabalho, ela tem uma grande expectativa com relação aos novos rumos da equipe.

“Já estou com o Morten desde 2009, quando ele também comandava as Seleções de base, na Adulta estou desde 2013. Acredito que teremos ainda mais trabalho a ser feito, já que peças importantes se despediram da nossa equipe, mas com certeza a nova geração vem com tudo, com sede de se tornar do mesmo nível ou melhor do que aquelas que representaram tão bem a nossa Seleção”, afirmou Juliana.

Ela acredita que a equipe irá encontrar um caminho rápido para lidar com tantas mudanças e com os novos objetivos propostos para o ciclo. “Acho que a renovação do elenco sempre é importante depois de um ciclo olímpico, visto que agora temos quatro anos para nos prepararmos para a próxima Olimpíada, em Tóquio. Mudanças sempre são difíceis, mas são necessárias visando ao melhor para o futuro da nossa equipe.”

A armadora se mostra empolgada para encontrar o público de Belém (PA) pela primeira vez e poder levar o handebol a ainda mais regiões do País. “Será a minha primeira vez em Belém. Já pesquisei e vi que iremos utilizar um ginásio lindo. Com certeza, nós também estaremos felizes e nos preparando para termos um recomeço com a Seleção, inclusive com a passagem por novos lugares, como Belém”, apontou.

Ingressos – O II Torneio Quatro Nações será disputado nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no ginásio do Mangueirinho. Para quem quiser acompanhar as disputas de perto, os ingressos para os jogos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, em dez pontos diferentes, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, das 8h às 12h (horário local), no período da manhã, das 14h às 18h no período da tarde. Nos locais que realizarem troca também no período da noite, será até as 20h. Nos dias dos jogos só haverá troca de ingresso caso haja ainda disponibilidade.

Os ingressos serão válidos para a rodada dupla que será realizada no dia correspondente. Serão seis mil ingressos para as partidas dos três dias. A arrecadação será doada a instituições beneficentes da cidade.

Tabela de jogos do II Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol (horário de Brasília)

Quinta-feira (1)
16h – Uruguai x Eslováquia
18h45 – Brasil x Cuba

Sexta-feira (2)
19h – Eslováquia x Cuba
21h30 – Brasil x Uruguai

Sábado (3)
11h – Brasil x Eslováquia
13h – Cuba x Uruguai

Locais da troca de ingressos

1-Guilherme Paraense
Avenida Augusto Montenegro
Horário de troca: manhã e tarde

2-Faculdade Maurício de Nassau
Travessa Quintino Bocaiuva
Horário de troca: manhã e noite

3-Colégio Ideal
Travessa Batista Campos
Horário de troca: manhã e noite

4-Colégio Ideal
Cidade Nova
Horário de troca: manhã e tarde

5-Sede do Clube do Remo
Avenida Nazaré
Horário de troca: manhã e tarde

6-Sede do Paysandu
Avenida Nazaré
Horário de troca: manhã e tarde

7-Colégio Sucesso
Avenida Alcino Cacela
Horário de troca: manhã e tarde

8-Núcleo de Esporte e Lazer-NEL
Travessa Dom Romualdo de Seixas
Horário de troca: manhã e tarde

9-Escola de Samba Rancho
Travessa Honório José dos Santos
Horário de troca: manhã e tarde

10-Igreja Nossa Senhora de Fátima
Conjunto Cohab Icoaraci
Horário de troca: período integral

Serviço
II Torneio Quatro Nações de Handebol Feminino
Datas: 1, 2 e 3 de dezembro
Local: Ginásio Mangueirinho – Rodovia Augusto Montenegro, 524 – Castanheira – Belém (PA)
Entrada: um quilo de alimento não perecível
Transmissão: SporTV

Seleção Feminina de Handebol

Goleiras – Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria), Gabriela Moreschi (Larvik HK-Noruega) e Jéssica Oliveira (UnC/Concórdia-SC).

Armadoras – Bruna de Paula (Fleury Loiret-França), Eduarda Amorim (Gyor Áudio ETO-Hungria), Juliana Malta (MKS Zaglebier Lubin-Polônia) e Raphaela Priolli (SGH Rosengarten-Buchholz-Alemanha).

Centrais – Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov Don-Rússia), Deborah Hannah Nunes (São Bernardo/Metodista-SP) e Francielle Gomes da Rocha (Vegus/Guarulhos-SP).

Pontas – Bruna Gonçalves Rodrigues (São Bernardo/Metodista-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca), Larissa Araújo (Erdi Sport KFT-Hungria) e Samira Rocha (OGC Nice Handball-França).

Pivôs – Lígia Costa Maia da Silva (Pogon Szczecin-Polônia) e Tamires Morena Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).

Comissão técnica
Técnico: Morten Soubak
Assistente técnico: Alex Aprile
Supervisora: Rita Orsi
Psicóloga: Alessandra Dutra
Fisioterapeuta: Marina Calister
Massoterapeuta: Aparecida Rocha
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol