Siga o OTD

Handebol

Guia: Conheça as 24 seleções do mundial de handebol feminino

Com 24 equipes, Mundial de handebol feminino começa nesta sexta-feira
Divulgação

A Seleção Brasileira busca o segundo título no Mundial de handebol feminino, que começa nesta sexta-feira (1), na Alemanha.

Nesta sexta-feira (1), começa o Mundial de handebol feminino, na Alemanha. Esta é a 23ª edição do evento, e contará com 24 equipes que passarão pelas cidades de Bietigheim-Bissingen, Tréveris, Oldemburgo, Leipzig, Magdeburgo e Hamburgo em busca do título.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO MUNDIAL DE HANDEBOL FEMININO

No Grupo A, encontram-se Angola, Espanha, França, Paraguai, Romênia e Eslovênia. Integrando o Grupo B, estão Suécia, Polônia, Argentina, República Tcheca, Hungria e Noruega. A equipe do Brasil, comandada por Jorge Dueñas, está no Grupo C junto com Dinamarca, Japão, Montenegro, Rússia e Tunísia. Por fim, Alemanha, China, Camarões, Coréia do Sul, Holanda e Sérvia estão no Grupo D.

Uma das seleções favoritas é a da Noruega, que busca o quarto título mundial da IHF (International Handball Federation). A última conquista foi em Herning, na Dinamarca, em 2015, e as anteriores em 2011 e 1999. Além disso, as norueguesas, comandadas pelo técnico Hergeirsson, são bronze nos Jogos Olímpicos de 2016 e ouro no Campeonato Europeu do mesmo ano.

Campeãs mundiais em 2015, norueguesas vem em busca do pentacampeonato mundial. Foto: Eurohandball

Outra grande campeã é a Rússia, que conquistou o ouro nas edições de 2009, 2007, 2005 e 2001. Antes disso, quando ainda fazia parte da União Soviética, chegou ao lugar mais alto do pódio em 1990, 1986 e 1982. Ano passado, as russas foram as campeãs dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, entretanto, desde 2009 não conquistam medalha no mundial, e é isso que elas buscam mudar em 2017.

Campeãs na Rio-2016, russas vão com força máxima para o mundial. Foto: Liberátion

A Polônia, que nunca subiu a esse pódio, entrou na competição por meio do “wild card”. A Oceania não ocupou o lugar obrigatório no Mundial, sendo assim, o Comitê Executivo da IHF, de acordo com o regulamento do torneio, optou por atribuir a vaga às polonesas.

O Brasil, que conquistou o único título mundial em 2013 – quando venceu a Sérvia -, estreia neste sábado (2), diante da seleção do Japão. No domingo (3), as brasileiras encaram a Tunísia. Depois dos confrontos do final de semana, só voltam à quadra na próxima terça-feira (5), para enfrentar a Rússia. Um dia depois, na quarta-feira (6), é a vez de medir forças com a Dinamarca. Encerrando a fase preliminar do Mundial, a Seleção Brasileira joga contra a de Montenegro. Você pode conferir todos os jogos aqui.

Seleção Brasileira quer repetir o feito de 2013, quando conquistou a taça. Foto: Divulgação

Ao final da primeira fase, os quatro primeiros colocados de cada Grupo se classificam para as oitavas de final – que acontecem nos dias 10 e 11. As quartas de final serão disputadas entre 12 e 13, as semifinais no dia 15 e a grande final acontecerá em 17 de dezembro, na cidade de Hamburgo.

Confira alguns títulos e curiosidades das equipes participantes:

  • GRUPO A

Prata na Rio 2016, a França se reunirá com a Romênia, medalhista de bronze do Mundial de 2015. A seleção romena, inclusive, é a única nação a se qualificar para todos os Mundiais femininos desde a primeira edição, em 1957. Também no Grupo A estão as medalhistas de bronze na Olimpíada de 2012, a Eslovênia – voltando ao Mundial pela primeira vez desde a última participação em 2005. Além disso, também estão presentes as campeãs africanas de Angola e o Paraguai, em sua terceira qualificação para o Campeonato.

  • GRUPO B

O evento de 2017 na Alemanha será a sexta participação para a República Tcheca, que retorna depois de não se classificar em 2015. Todos os outros participantes do Grupo B estiveram na edição anterior, quando a Suécia ficou em nono, a Hungria terminou em 11º, a Argentina ficou na 18ª posição e a Polônia chegou às semifinais. As polonesas perderam as eliminatórias da Europa para a detentora do ouro olímpico de 2016, a Rússia, mas recebeu o “wild card” para a disputa de 2017, com base nos resultados na última edição da competição.

  • GRUPO C

No Grupo C, os anfitriões do Mundial anterior – Dinamarca – enfrentarão a Rússia, o campeão mundial de 2013 – Brasil -, as medalhistas de prata olímpicas de 2012 – Montenegro -, as anfitriãs do Campeonato Mundial Feminino de 2019 – Japão – e as vice-campeãs africanas – Tunísia.

  • GRUPO D

Prata na EHF EURO 2016, a Holanda iniciará a campanha do Grupo D em Leipzig, onde enfrentará as anfitriãs da Alemanha, o vice-campeão de 2013 – Sérvia -, a Coréia do Sul, a China e Camarões.

A Coréia continua a ser a única nação não europeia, além do Brasil, a ter conquistado o troféu do Mundial – em 1995. A China ficou em 17º lugar na Dinamarca em 2015, onde venceu a “President’s Cup”, enquanto a equipe de Camarões viaja para a Alemanha pela segunda vez.

Mais em Handebol