Siga o OTD

Handebol

Brasil encara Canadá nesta sexta na estreia de torneio de handebol em São Bernardo

A Seleção Masculina de Handebol está pronta para a terceira edição do Torneio Quatro Nações. Os brasileiros irão enfrentar os times do Canadá, Chile e Cuba durante a competição nesta sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6), no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Os primeiros adversários da equipe da casa serão os canadenses, amanhã, às 19h30. A partida será antecedida por Cuba e Chile, às 17h30.

Esta será a primeira competição que o Brasil disputa após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e já começa a se preparar para o Mundial na França, em janeiro de 2017. Durante toda a semana, a Seleção fez diversas atividades preparatórias para o torneio, como treinos físicos e com bola.

Para o treinador Washington Nunes, a maior dificuldade quando a Seleção se reúne é ajustar o tempo dos atletas, mas depois de dois dias, a equipe já apresentou o entrosamento de sempre. “Os treinos funcionaram de maneira crescente. Nós começamos na terça-feira (1) o treino efetivo com bola. Na verdade, essa é uma fase na qual temos que tentar fazer quase todos os conteúdos. Acho que essa nova formação, com os jogadores que eram da base agregados, já começou a dar o seu ar de jogo, de grupo. Essa é a melhor parte”, disse o técnico.

Gabriel Ceretta (foto), de apenas 19 anos, por exemplo, teve sua primeira convocação para este torneio. O jovem, que apesar da pouca idade, já atua no Barcelona B, da Espanha, se sente muito grato pela oportunidade na Seleção Adulta. “O sonho de qualquer jogador é chegar na Seleção principal, e eu estou aqui vivendo um sonho. Antes só via os atletas na Seleção, agora tenho a oportunidade de jogar junto e dividir a quadra com eles. Está sendo incrível. Vou aproveitar essa oportunidade ao máximo”, contou Gabriel.

Mesmo talentoso, o atleta disse que ainda é jovem e que tem o que aprender com seus colegas de quadra. “Eu peço muita informação, até com relação às jogadas. Peço que me informem antes onde eu tenho que atacar para que eu possa fazer tudo certo. É difícil, mas estou bem tranquilo.”

O técnico Washington está confiante para os jogos, mas ressalta que cada adversário tem uma característica diferente, e diz que enxerga a competição com um grau de dificuldade crescente. “Vamos ter uma Seleção do Canadá, que é uma equipe que está em processo de crescimento. Cuba tem uma história boa e é um time fisicamente forte. E, por fim, pegamos o vice-campeão pan-americano, uma equipe realmente pronta, madura. O bacana é que esse jogo vai nos dar um norte interessante para o que faremos no Mundial”, comentou o treinador.

O torneio será disputado em São Bernardo do Campo (SP), apontado por Washington como um polo do handebol, uma cidade histórica do esporte. “Para nós e muito bom jogar em casa com a torcida local. O importante é fomentar a modalidade e incorporar nos torcedores essa relação cada vez mais próxima com a Seleção. Acredito que vamos ter casa cheia”, concluiu.

Transmissão – Com exceção do duelo entre Cuba e Canadá, todos os demais jogos serão exibidos pelos canais SporTV.

Programação

Sexta-feira (4)
17h30 – Chile x Cuba
19h30 – Brasil x Canadá

Sábado (5)
17h – Canadá x Chile
19h – Brasil x Cuba

Domingo (6)
10h – Brasil x Chile
12h15 – Cuba x Canadá

Serviço
III Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol
Datas: 4, 5 e 6 de novembro
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na Avenida Kennedy, 1155, em São Bernardo do Campo (SP)
Entrada: um quilo de alimento não perecível
Transmissão: SporTV

Seleção Masculina de Handebol

Goleiros – César Augusto de Almeida ‘Bombom’ (OIF Arendal-Noruega), Pedro Henrique Hermones Silva (Balonmano Cangas-Espanha) e Rangel Rosa (HC Odhorei-Romênia).

Armadores – Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Ciudad de Logroño-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Polônia), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar León-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna de Pamplona-Espanha) e Thiagus
Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais – Henrique Selicani Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball-França).

Pontas – Cauê Ceccon (EC Pinheiros-SP), Fábio Chiuffa (Kif Kolding Kobenhav-Dinamarca), Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha) e Wesley Freitas (Taubaté/Unitau/FAB-SP).

Pivôs – Alexandro Pozzer ‘Tchê’ (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha), Felipe Santaela ‘Panda’ (EC Pinheiros-SP) e Rogério Moraes Ferreira (WC Vardar-Macedônia).

Comissão técnica

Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisboa Justino
Supervisor: Cássio Marques
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol