Siga o OTD

Handebol

Conferência Nordeste de Handebol começa nesta sexta

Thiago Parmalat

A Conferência Nordeste da Liga Nacional Masculina de Handebol tem início com a realização do primeiro turno da fase classificatória de sexta-feira (1º) a domingo (3). Ao todo, 11 equipes estão divididas em três chaves, que farão as partidas em três cidades diferentes.

No grupo A, os participantes são América Handebol Clube (AL), Português/Aeso (PE) e Banese/Fênix (SE). Os jogos serão realizados em Maceió (AL), no Ginásio do SESI Trapíche, e a partida de estreia é entre América e Fênix, às 18h.

Já a chave B tem Handebol Maracanã (CE), Handebol Alvinegro/ABC FC/Sport Club (RN), BHC (RN) e Viva Handebol (PB). Todas as partidas ocorrerão em Natal (RN), no Ginásio da UFRN. Nesta sexta, estão marcados dois jogos: Maracanã x Viva Handebol, às 19h, e Handebol Alvinegro x BHC, às 20h30.

Enquanto o grupo C conta com Hollanda/GHC/Codó/Maranhão (MA), Audax (MA), AMH/Morada Nova (CE) e Moto Club/São Luiz (MA). Os duelos ocorrem em Morada Nova (CE), no Ginásio de Esportes Dr. Jorge Luiz Chagas Maia. As primeiras partidas, nesta sexta, são: Hollanda x Moto Club, às 18h30, e AMH x Audax, às 20h.

Em 2016, Hollanda/GHC/Codó/Maranhão (MA) e Handebol Maracanã (CE) foram as equipes da região que chegaram mais longe na Liga Nacional ao disputarem as quartas de final. Para este ano, o time maranhense quer repetir o feito.

“Desde o ano passado, foi muito legal esse novo sistema, porque permitiu que clubes do Brasil todo participassem. Gostamos muito e nos preparamos durante o ano para essa competição. Está todo mundo empolgado. Isso também melhora na questão do treinamento, porque treinamos visando um objetivo. Espero tentar novamente chegar às quartas de final, igual no ano passado. A equipe toda está esperando começar a disputa desta grande competição”, disse Giuliano Ramos, técnico do Hollanda/GHC/Codó/Maranhão (MA).

O pensamento é o mesmo na equipe cearense. “Fizemos um trabalho bem feito com o treinador Rogério Nunes no ano passado, agora tivemos uma renovação grande na equipe, e o objetivo é chegar na segunda fase novamente. Nossa ideia é fazer um trabalho muito bom na defesa para poder sair no contra-ataque. A cada ano, a Conferência está melhorando, tem mais equipes, e nós aqui do Ceará estamos tentando fazer o handebol crescer no estado”, afirmou Fábio Nogueira, técnico do Handebol Maracanã (CE).

Após o fim do primeiro turno da fase classificatória, as equipes voltam a se encontrar no segundo turno. Na sequência, os primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado no geral avançam às semifinais, sendo que as finalistas garantem as duas vagas da Conferência Nordeste na segunda fase da Liga Nacional e se juntam a quatro equipes da Conferência Sul-Sudeste, duas da Norte e duas da Centro-Oeste.

1º turno da Conferência Nordeste / Liga Nacional Masculina

Chave A: Português/Aeso (PE); América Handebol Clube (AL); Banese/Fênix (SE).
Chave B: Handebol Maracanã (CE); Handebol Alvinegro/ABC FC/Sport Club (RN); BHC (RN); Viva Handebol (PB).
Chave C: Hollanda/GHC/Codó/Maranhão (MA); Audax (MA); AMH/Morada Nova (CE); Moto Club/São Luiz (MA).

 

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Handebol