Siga o OTD

Tóquio 2020

Handebol masculino disputará Pré-Olímpico em março de 2021

Contra Noruega, o país anfitrião, Coreia do Sul e Chile, handebol masculino tentará conquistar uma das duas vagas para a Olimpíada de Tóquio 2020

Handebol masculina já tem as novas datas do Pré-Olímpico para Tóquio 2020
Chiuffa em ação pela seleção brasileira de handebol masculino (Facebook/ihf.info)

A Federação Internacional de Handebol (IHF) decidiu reagendar os principais eventos da modalidade por causa da pandemia de coronavírus. Entre eles, o Pré-Olímpico Mundial, cuja seleção masculina irá disputar uma vaga para Tóquio 2020, ficou agendado para 12 a 14 de março de 2021, na Noruega.

Além do Brasil e dos anfitriões noruegueses, Chile e Coreia do Sul irão disputar as duas vagas para Tóquio 2020 que serão ofertadas no Pré-Olímpico de handebol masculino.

Antes da pandemia, o Pré-Olímpico masculino seria realizado entre 17 e 19 de abril, na cidade norueguesa de Trondheim. Com o coronavírus adiando inclusive a Olimpíada de Tóquio 2020, a IHF, primeiramente, adiou para junho as seletivas olímpicas.

Em meio à pandemia, Federação Internacional de Handebol (IHF) define calendário do Pré-Olímpico masculino
Em meio à pandemia, Federação Internacional de Handebol (IHF) define calendário do Pré-Olímpico masculino (Facebook/ihf.info)

Mas com a pandemia ganhando força, a IHF resolveu adiar os eventos sem uma previsão, até confirmar na última sexta-feira (24) as novas datas para 2021.

Além do Pré-Olímpico na Noruega, França e Alemanha também receberão as seletivas. Ao todo, seis vagas estão em disputas, sendo duas para cada sede.

A IHF também anunciou as novas datas para os mundiais júnior e juvenil feminino.

Caminho dos homens

Após perder a chance vaga direta nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 – a Argentina ficou com a vaga -, a seleção masculina de handebol teve que torcer muito para ganhar outra chance de ir a Tóquio 2020.

Após uma combinação improvável, com Espanha campeã europeia e Egito levando o título da África, a seleção brasileira masculina assegurou o direito de participar do Pré-Olímpico mundial.

Em teoria, basta o Brasil ganhar da Coreia do Sul, como já fez no Mundial de 2019, e bater o Chile, que surpreendeu e venceu os brasileiros em Lima 2019. A Noruega, pelo histórico e por jogar em casa, é a favorita a uma das duas vagas.

Só que o handebol brasileiro não cansa de surpreender. Depois de 23 meses afastado por decisão judicial, Manoel Luiz Oliveira voltou a assumir o cargo máximo da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). E como primeira medida, o presidente decidiu demitir o técnico da seleção masculina principal, o espanhol Daniel Gordo.

Seleção feminina

Nunca é demais ressaltar que a equipe feminina do Brasil já está garantida em Tóquio 2020 e não precisará passar pelo Pré-Olímpico feminino, que será realizado de 19 a 21 de março de 2021 em três sedes: Espanha, Hungria e Montenegro.

Seleção de handebol feminino já está garantida em Tóquio 2020
Seleção de handebol feminino já está garantida em Tóquio 2020 (Facebook/ihf.info)

A seleção feminina conquistou a vaga para Tóquio 2020 após sagrar-se hexacampeã dos Jogos Pan-Americanos, em Lima 2019.

Mais em Tóquio 2020