Siga o OTD

Handebol

Liga Nacional Feminina de Handebol começa nesta quinta

Alê Teixeira/Divulgação)

A Conferência Sul/Sudeste da Liga Nacional Feminina de Handebol tem início nesta quinta-feira, (27). O primeiro jogo do campeonato será entre UnC/Concórdia (SC) e Apahand/UCS/Farroupilha (RS), às 19h30, no Ginásio da Universidade do Contestado, em Concórdia (SC).

As demais equipes que disputarão a Conferência são: P.M. Maringá/Unimed/Unicesumar e FCC/FAG/ACH/Cascavel, do Paraná; Unip/São Bernardo, Esporte Clube Pinheiros e FUMGuaru/Guarulhos, de São Paulo; Blumenau/FURB, de Santa Catarina.

As outras Conferências que formam a Liga Nacional são Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo a última a novidade para este ano. Na Centro-Oeste, as disputas serão de 2 a 6 de agosto. Já na Nordeste, a previsão é que o primeiro turno seja disputado de 18 a 20 de agosto e o segundo de 15 a 17 de setembro. As datas da região Norte ainda serão confirmadas.

A Conferência Sul/Sudeste feminina terá turno único, de 27 de julho a 7 de outubro, e o E.C. Pinheiros é o atual campeão, tendo conquistado o título inédito no ano passado.

O técnico da Apahand/UCS/Farroupilha (RS), Gabriel Citton, destacou o alto nível da disputa regional. “Estamos retornando ao cenário nacional agora. Respeitamos todas as equipes, e eu acredito que a nossa conferência é a mais forte, porque tem equipes que fizeram a final, como Pinheiros, Blumenau, Concórdia e São Bernardo. As quatro melhores do ano passado são da nossa conferência. Nosso objetivo é tentar a classificação, o que seria bem difícil por conta do nível da conferência”, disse o treinador, que também falou sobre a partida de quinta-feira.

“Preparamos bastante a equipe este ano. Jogamos a primeira fase do Estadual e contra a Seleção do Uruguai. Não sabemos como Concórdia vem este ano, mas sabemos que o primeiro jogo já será uma decisão. Quem ganha um jogo desses já pode se classificar no fim”, afirmou.

Já UnC/Concórdia foi quarta colocada no ano passado e agora estreará em casa. “A expectativa é grande para saber como a equipe vai se comportar. Há uma incógnita por conta do rendimento da equipe por falta de ritmo de jogo e isso cria expectativa de como o grupo vai reagir dentro de quadra”, explicou o técnico Alexandre Schneider, que espera o apoio da torcida catarinense.

“O fator casa é importante para nós. Em Concórdia, vamos ter o apoio do torcedor, ainda mais no início, porque a equipe está se reestruturando. Vai ser importante e esperamos grande público. Com essa nova formatação de jogo único, é importante vencer em casa”, falou.

 

O atual formato do torneio foi criado em 2016 com o objetivo de proporcionar a participação de equipes de todo o Brasil na principal competição da modalidade.

Na primeira fase, as conferências vão jogar apenas entre si, sem se cruzarem. Os classificados de cada uma delas avançarão para a segunda fase, com quatro equipes da Sul/Sudeste, duas da Norte, duas da Nordeste e duas da Centro-Oeste.

Na segunda fase, os dez times ficarão divididos igualmente em duas chaves. Cada grupo terá partidas disputadas em sede única, a ser definida pelo ranqueamento. As semifinais e a final terão sede única, com mando da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Serviço:

UnC/Concórdia (SC) X Apahand/UCS/Farroupilha (RS)
Data: 27/07/2017
Horário: 19h30
Local: Ginásio da Universidade do Contestado
Rua Victor Sopelsa, 3000 – Concórdia – SC

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Handebol