Siga o OTD

Handebol

Brasil perde da Macedônia e está fora do Mundial Júnior

Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes/EBC

Com duas vitórias sobre os africanos Tunísia e Burkina Faso e três derrotas contra os europeus Espanha, Rússia e Macedônia, a Seleção Brasileira foi eliminada na primeira fase do Mundial Júnior de handebol masculino, fato que não acontecia desde 2007. A equipe comandada pelo técnico Helinho terminou na quinta colocação do Grupo C, que teve como grande surpresa os tunisianos, que perderam do Brasil e dos espanhóis, mas surpreenderam ao vencer os russos e empatar com os macedônios, além de ter confirmado o favoritismo contra Burkina Faso.

Os resultados obtidos pela Tunísia transformaram o duelo entre Brasil e Macedônia numa verdadeira decisão. Com a Espanha garantida em primeiro lugar com dez pontos (cinco vitórias em cinco jogos), quem vencesse chegaria a seis pontos, um a mais do que Rússia e Tunísia, e ficaria com a vice-liderança. Por outro lado, o perdedor ficaria com quatro pontos, em penúltimo lugar da chave.

A Seleção Júnior Masculina de Handebol foi superada pela Macedônia, nesta segunda-feira (24), por 28 a 23 (14 a 11 no primeiro tempo) no Campeonato Mundial da categoria, disputado na Argélia. O confronto foi o último da equipe brasileira na etapa classificatória pelo grupo C da competição.

O Brasil foi para o intervalo com a desvantagem de três gols no placar, mas se recuperou no segundo tempo e até chegou a liderar por 22 a 21, no entanto, acabou superado no final.

Com o resultado, a Seleção terminou na quinta colocação da chave, com quatro pontos. Enquanto a Macedônia ficou em segundo, com seis pontos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para as oitavas de final.

“Sabíamos que ia ser um jogo duro e difícil. A equipe da Macedônia tinha um bom potencial de chute. Conseguimos manter a defesa alta no primeiro tempo, mas cometemos alguns erros no espaço de primeiro e segundo. Eles tiveram uma vantagem no placar do jogo. No intervalo, pedi para os jogadores mudarem um pouco, baixarem um pouco mais as diagonais, tentarem agredir mais defensivamente e faltou um pouco de chute de fora no primeiro tempo”, disse o técnico Helio Lisboa Justino, o Helinho.

“No segundo tempo, quando voltamos, eles chegaram a abrir cinco gols, mas conseguimos reverter, empatar e passar à frente. Esse era um momento decisivo, e acabamos falhando em algumas bolas um pouco mais cruciais no jogo quando estava 22 a 22. Erramos um arremesso para o gol e depois cometemos quatro erros infantis botando a diferença em cinco gols, que não foi a realidade do jogo”, acrescentou.

+ VEJA A TABELA DO MUNDIAL JÚNIOR

Agora, o Brasil disputará, na próxima quarta-feira (26), a Presidents Cup, entre os times que não se classificaram para as oitavas de final.

“A equipe foi aguerrida o tempo todo, sempre brigou pelo resultado e a classificação, mas, infelizmente, não veio. Temos uma partida depois de amanhã contra a Arábia Saudita, que é um jogo bem aberto”, explicou Helinho.

A equipe brasileira iniciou a trajetória no torneio ao ser superada pela Espanha na estreia por 29 a 21. Depois, se recuperou e venceu a Tunísia (36 a 29) no jogo seguinte, mas foi surpreendida pela Rússia (23 a 20) na última sexta-feira. Na sequência, a Seleção bateu Burkina Faso por 37 a 17 no último domingo.

Enquanto a Macedônia venceu Rússia (29 a 22) e Burkina Faso (48 a 20) nos dois primeiros jogos e depois perdeu para Tunísia (32 a 27) e Espanha (36 a 25) antes de enfrentar o Brasil.

Gols do Brasil: Leonadro Abrahão (4), Patrick (4), André Amorim (3), Márcio (3), Guilherme da Silva (3), Marcos Vinícius Vieira (3) e Gabriel Ceretta (3). Gols da Macedônia: Taleski (7), Velkovski (6), Shilegov (5), Kuzmanovski (4), Arsenovski (4), Neloski (1) e Palevski (1).

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol