Siga o OTD

Handebol

Bruna de Paula volta a se destacar na rodada da Europa

Jogadora do Fleury foi a melhor brasileira do dia, com cinco gols marcados; rodada contou com 10 brasileiros disputando cinco campeonatos

Bruna de Paula foi destaque na vitória do Fleury Loiret (Foto: Divulgação/LFH)

A Europa teve uma quarta-feira (4) repleta de handebol, com muitos brasileiros em ação. Ao todo, 10 atletas do país disputaram cinco campeonatos nacionais diferentes: Romeno, Húngaro, Espanhol, Francês e Dinamarquês. Preparamos um resumão com tudo o que aconteceu na rodada europeia.

Time de Samara toma a ponta provisoriamente

A rodada do handebol começou nesta quarta-feira com dois jogos envolvendo brasileiras no Campeonato Romeno feminino. O Râmnicu Valcea, de Samara, venceu a equipe do SCM Craiova por 27 a 22 e assumiu provisoriamente a ponta do torneio. Samara marcou apenas um gol em dois arremessos tentados.

Foi a quarta vitória seguida do Valcea em cima do Craiova. A equipe de Samara chegou a estar perdendo nos primeiros minutos de jogo, mas se recuperou diante de sua torcida e foi mais eficiente no ataque, abrindo 5 gols na primeira etapa e mantendo-a até o fim.

Ana-Maria Ticu, do Craiova, foi a artilheira da partida, com nove gols marcados. Pelo lado do Valcea, a húngara Asma Elghaoui balançou as redes 8 vezes.

Após alcançar sua 14ª vitória, o Valcea assumiu a liderança do campeonato com 43 pontos, três a mais do que o CSM Bucaresti, que tem um jogo a menos. O Craiova segue na oitava colocação, com 27 pontos.

No outro jogo da manhã desta quarta-feira, o Minaur Baia-Mare venceu em casa a equipe do CS Gloria Bistrita, time de Mariana Costa, por 27 a 24 e se manteve na 3ª colocação do campeonato. Mariana teve atuação discreta. Tentou um arremesso apenas e não converteu.

O destaque da partida foi a jogadora polonesa do Baia Mare Sylvia Lisewvska, autora de 13 gols. Pelo Gloria Bistrita, Nicoletta Dica marcou seis gols em seis arremessos tentados.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A derrota deixa o time de Mariana Costa na 6ª colocação, com 27 pontos. O Baia-Mare segue em terceiro, com 36, quatro atrás do vice-líder CSM Bucaresti.

Duda e Rogério têm atuação discreta na Hungria

Na Hungria, dois jogos com times brasileiros no torneio masculino e feminino. Duda Amorim entrou em quadra pelo Gyori e Rogério Moraes pelo Vezprém.

Após marcar quatro gols na Champions League, Duda balançou as redes três vezes na vitória do Gyori contra o Bekecsabai por 45 a 28 pela 20ª rodada do Campeonato Húngaro.

Com 38 pontos, o time de Duda permance na liderança isolado do torneio, com sete pontos a mais que o segundo colocado, Siofok. Na próxima rodada, no dia 18, o Gyori encara o Mosonmagyaróvár, jogando em casa.

No masculino, o Vezprém, de Rogério Moraes, também venceu na rodada. Jogando fora de casa contra o Balafonturedi, a equipe fez 33 a 30 na partida, com um gol do brasileiro logo no começo da partida.

O Vezprém é o vice-líder da tabela, com 36 pontos, mas tem um jogo a menos que o primeiro colocado, Szeged. No próximo dia 10, a equipe de Rogério encara o Grundfos Tatabánya pela 19ª rodada.

Time de Jéssica Quintino assume a vice-liderança

Na Dinamarca, Jéssica Quintino entrou em quadra pelo Odense na vitória sobre Holstebro por 26 a 22. Este foi o 18º triunfo da equipe, que subiu para a segunda posição do campeonato, com 36 pontos. O líder do torneio é o Esbjerg, que soma 38, mas ainda joga na rodada.

Jéssica marcou dois gols na partida, ambos no primeiro tempo. O destaque do jogo foi Laerke Christensen, com 7 gols.

O Odense volta à quadra no próximo dia 13, para encarar o Aarhus dentro de casa pela 24ª rodada do dinamarquês.

Bruna de Paula tem outra grande atuação no Francês

Já era noite na Europa quando Bruna de Paula, Gabi Morelli, Felipe Borges e Haniel Langaro entraram em quadra por seus times. Na semana passada, Haniel e Bruna comandaram suas equipes rumo a vitória. Nesta quarta-feira, os brasileiros voltaram a balançar as redes.

Apesar da derrota do Dunkerke para o Istres por 24 a 26 pela 18ª rodada do torneio, Haniel marcou quatro gols em seis tentativas e foi o maior pontuador de sua equipe.

Com 15 pontos,o Dunkerke é apenas o sétimo colocado no Campeonato Francês. Na próxima rodada, dia 18, a equipe de Haniel enfrenta o líder PSG, dentro de casa.

Já Felipe Borges saiu zerado na derrota do Trembley sobre o Montpellier por 36 a 25. O brasileiro teve três oportunidades de gol, mas não colocou para dentro. Hugo Descat, do Montpellier, foi o artilheiro do jogo com 8 gols.

O Trembley é apenas o 13º colocado na tabela do Francês, com nove pontos (13 derrotas, 4 vitórias e 1 empate). A equipe de Felipe volta a jogar no dia 18, quando enfrenta o Chartres.

Pelo Campeonato Francês feminino, Bruna de Paula teve outra grande atuação na vitória apertado do Fleury Loiret sobre o Besançon por 28 a 27. A brasileira marcou cinco gols em 12 tentativas e ajudou sua equipe na busca pela vitória.

Com seis gols, Raissa Dapina foi a maior pontuadora do Fleury, enquanto Marine Dupuis, do Besançon, foi a artilheira da partida com oito tentos. A brasileira Gabi Morelli passou em branco na partida.

Com a vitória na 19ª rodada, o Fleury permanece na terceira posição, com 43 pontos. Na próxima rodada, no dia 14, a equipe das brasileiras encara o Chambray.

Isaura Menin passa em branco no Campeonato Espanhol

Fechando a noite de handebol europeu, o Malaga, time da brasileira Isaura Menin enfrentou o Guardes pela 16ª do Campeonato Espanhol e perdeu por 26 a 24 fora de casa. A brasileira não balançou as redes na partida. Com nove gols, a espanhola Carmen Costa, do Guardes. foi a artilheira.

A equipe de Isaura tem 16 pontos e é a quinta colocada no torneio espanhol. No dia 4 de abril, o Malaga encara o Zuazo pela 17ª rodada.

Mais em Handebol