Siga o OTD

Handebol

Na Europa, dia teve 15 brasileiros jogando 6 torneios diferentes

Na Champions, Mayssa, Samara e Petrus se garantiram nas quartas de final. No Campeonato Romeno e Espanhol, jogos com confrontos entre brasileiros. Henrique Teixeira foi o melhor dos 15 no dia

Na Europa, dia teve 15 brasileiros jogando 6 torneios diferentes, incluindo CHampions League masc e fem e mais os campeonatos romeno e espanhol
Mayssa é uma das classificadas para as quartas da Champions. Crédito: divulgação Rostov

Para quem gosta de acompanhar os brasileiros nos campeonatos europeus de handebol, o sábado (29) foi uma prato mais do que cheio. Foram simplesmente 15 brasileiros em ação, disputando seis torneios diferentes, sendo eles a Champions League masculina e feminina e os Campeonatos Romeno e Espanhol masculino e feminino. Preparamos um resumão com tudo que de melhor aconteceu.

Champions League vê brasileiros discretos

A Champions League de handebol teve uma rodada repleta de brasileiros, mas nem todos tiveram grandes atuações. foram seis jogos, sendo quatro deles no masculino e dois no feminino. Ambas as competições se aproximam ao final da fase de grupos, com alguns times já se garantindo entre os 8 melhores da Europa.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Na Champions feminina, duas vitórias que garantiram duas brasileiras nas quartas de final da competição. A goleira Mayssa Pessoa teve boa participação na vitória fora de casa de seu time, o Rostov, diante do Vipers Kristiansand, da Noruega, por 32 a 29. A goleira ajudou com 4 defesas em 22 arremessos contra a meta de seu time. Seu aproveitamento de 22% foi inferior aos 27% da goleira russa Anna Sedoykina, companheira de equipe com quem revezou durante a partida.

Foi a quarta vitória do Rostov na Champions. O time ocupa o segundo lugar do grupo 1 da rodada principal da competição. Com 9 pontos, o Rostov só está atrás do Metz e do Team Esbjerg.

No outro jogo envolvendo brasileiras, o Ramnicu Valcea, de Samara, venceu IK Savehof, da Suécia, por 28 a 20 e se garantiu nas quartas-de-final da Champions League. Foi a terceira vitória do time, que ocupa a quarta colocação do grupo 2, com 7 pontos. Os dois últimos colocados, entretanto, já não podem ultrapassar o Valcea. Samara não entrou em quadra.

No masculino, ocorreu a última rodada antes da fase quartas de final. Quatro times de brasileiros jogaram, mas só o Barcelona, de Thiagus Petrus, conseguiu se garantir entre os 8 melhores. Seu time venceu o Pick Szeged por 30 a 28. O brasileiro não entrou em quadra, entretanto.

O Vardar (Macedônia), de José Guilherme de Toledo, perdeu por 31 a 27 para o Montpellier (França) e foi eliminado da Champions League. Com a derrota diante de seu torcedor, o Vardar acabou na sexta colocação, com 11 pontos em 14 jogos. Na partida, Toledo anotou apenas um gol em três arremessos tentados. O Vardar acabou eliminado, na sexta colocação do grupo.

O Bidasoa Irun, da Espanha, onde jogam Rangel Luan e Matheus Francisco da Silva venceu o Orla Wilsa Pock, da Polônia, por 24 a 19 e acabou sendo eliminado da competição. Ambos tiveram uma atuações discretas. Matheus tentou apenas um arremesso e não converteu. Já o o goleiro reserva Rangel fez duas defesas em dois arremessos contra a sua meta.

O Vészprém (Hungria), do brasileiro Rogério Moraes, obteve uma boa vitória por 32 a 22 sobre o HC Zaporozhye, da Ucrânia. O brasileiro contribuiu com um gol em três arremessos tentados. O time não conseguiu se classificar para as quartas de final.

Campeonato Romeno tem o melhor brasileiro do dia

No Campeonato Romeno, dois jogos com confrontos entre brasileiros. Um no feminino e outro no masculino. Destaque para Henrique Teixeira, artilheiro do CSM Bucareste na vitória fora de casa por 28 a 24 sobre o Dobrogea Sud, de Fábio Chiuffa.

Henrique marcou nove gols em 11 arremessos, sendo três em três cobranças de sete metros. Chiuffa marcou dois gols em três chutes. A vitória, válida pela 20ª rodada da competição, rendeu a quinta posição na tabela para o CSM Bucareste. O time foi a 36 pontos, superou o Steaua București, que perdeu e permanece com 35, e igualou o próprio Dobrogea Sud, o quarto nos critérios de desempate.

No feminino, duelo pela 18ª rodada entre Larissa Araujo, do Napoca, e Tamires, do Dunarea Braila. As duas juntas fizeram apenas três arremessos, sendo dois de Tamires, e passaram em branco. No final das contas, o Dunarea Braila venceu fora de casa por 33 a 25 após 15 a 14 no primeiro tempo.

Com o resultado, Tamires e companhia chegaram a 33 pontos em 11 vitórias, superando a pontuação do quarto colocado Gloria Buzau e igualando a do Baia Mare, o terceiro. Ambos, porém, jogaram uma a menos. O Napoca conheceu a 15ª derrota, o time que mais perdeu até agora na competição. É o vice-lanterna com seis pontos conquistados em duas vitórias. O 13º e último colocado é o Slobozia, que jogou 14 vezes, venceu uma, empatou uma e perdeu 12. Tem quatro pontos.

Campeonato Espanhol tem confrontos brasileiros

Assim como no Campeonato Romeno, no Campeonato Espanhol, dois jogos tiveram confrontos entre brasileiros. Um no feminino e outro no masculino. No feminino, foram quatro brasileiras em quadra. Em partida válida pela 15ª rodada, o líder do campeonato Bera Bera, de Adriana de Castro, Mariane Cristina e Renata Arruda venceu o Porriño, de Iasmin dos Santos por 27 a 22.

As brasileiras foram bem. Adriana foi o destaque da partida, contribuindo com 5 gols. Mariane também balançou as redes duas vezes. Somadas, as duas fizeram 25% dos gols do time na partida. Pelo lado do Porriño, Iasmin fez um gol. Só Renata não marcou.

Com o resultado, Adriana e companhia chegaram a 28 pontos em 13 dormindo mais uma noite na liderança do campeonato. O Porriño perdeu a terceira seguida e segue na vice-lanterna da competição, com duas vitórias, três empates e dez derrotas.

No masculino, destaque para Rodrigo Benites, com quatro gols marcados na vitória de seu time, o Huesca, sobre o Benidorm, de Leonardo Ferrugem, por 30 a 27. Ferrugem esteve em quadra, mas não marcou gols.

A vitória, válida pela 19ª rodada da competição, fez o time de Rodrigo deixar a lanterna com 9 pontos, dois a mais do que o Cangas. Já o Benidorm, de Ferrugem, seguiu com 14 pontos, mas perdeu duas posições. O líder da competição é o Barcelona, de Thiagus Petrus.

Mais em Handebol