Siga o OTD

Handebol

Brasil bate a Tunísia e vence a primeira no Mundial Júnior

Depois de perder da Espanha na estreia, a Seleção Brasileira superou a Tunísia por 36 a 29 no Mundial Júnior de handebol masculino

A Seleção Brasileira conquistou nesta quinta-feira sua primeira vitória no Mundial Júnior de handebol masculino. Depois de perder na estreia para a Espanha, a equipe derrotou a Tunísia por 36 a 29. O grande estaque do jogo foi o central Leonardo Dutra, que marcou nove gols em 11 arremessos, um aproveitamento incrível de 81,8%. A partida foi equilibrada na maior parte do tempo, mas o Brasil fez a diferença na segunda metade do primeiro tempo, quando conseguiu abrir a vantagem que acabou assegurando o resultado positivo.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO MUNDIAL JÚNIOR DE HANDEBOL

O primeiro gol do jogo demorou a sair e foi marcado por Ben Abdalla para o time africano com 1min02s de bola rolando. Leonardo Dutra empatou 17 segundos depois. E o jogo seguiu assim, equilibrado, com um gol para cada lado durante toda a primeira metade do primeiro tempo.

O Brasil passou na frente pela primeira vez com um gol de Marcio Maildo perto dos dez minutos: 5 a 4. De novo, com um tento marcado pelo mesmo jogador, abriu dois de vantagem em 8 a 6, mas a Tunísia encostou de novo em seguida. Mas foi aí que a Seleção Brasileira conseguiu abrir a diferença que foi fundamental para  a vitória. Foram seis gols seguidos, dois de Leonardo Dutra, dois de Guilherme Torriani, um de Leon Silva e outro de Marcos Vieira, que fizeram o placar ir a 14 a 7 a seis minutos do fim da etapa inicial.

A vantagem de seis gols aumentou para sete quando Leonardo Dutra marcou no finalzinho do primeiro tempo e fez a Seleção Brasileira ir para o intervalo com 18 a 11 de vantagem. No segundo tempo, a Tunísia marcou três gols seguidos em menos três minutos e começou a encostar no placar: 19 a 14. Mas foram quatro seguidos marcaods entre os 14 e os 17 da etapa final que fez a diferença cair para apenas três gols: 27 a 24.

Os africanos chegaram até a acreditar na possibilidade da virada, mas o Brasil voltou a seu ritmo normal depois do susto e conseguiu fechar o resultado em 36 a 29. Além de Leonardo Dutra, Gabriel Ceretta, com seis gols, também foi um dos destaques da equipe brasileira, que teve ainda Leon Silva e Marcos Vieira, marcando quatro vezes cada.

“A equipe jogou muito bem o primeiro tempo. Tivemos poucos erros defensivos. Nossa profundidade aumentou em relação ao jogo da Espanha e facilitou alguns roubos de bola e uma transição mais rápida. Aí conseguimos fazer gols mais fáceis. Por isso, abrimos um pouco até o intervalo”, descreveu Helio Lisboa Justino, o Helinho, técnico do Brasil.

“No segundo tempo, eu tinha pedido um pouco mais de concentração e para mantermos o foco defensivo. Nos primeiros dez minutos, fomos bem, mas, depois disso, a defesa caiu um pouco. Eles encostaram no placar, chegaram a baixar para três gols a diferença. Eu pedi tempo e conseguimos abrir seis novamente. Voltamos concentrados e deu tudo certo. Foi um bom jogo. A equipe está de parabéns”, continuou.

O Brasil volta a jogar nesta sexta-feira pelo Mundial Júnior de handebol masculino e terá pela frente uma partida extremamente complicada contra a Rússia a partir das 11h da manhã no horário de Brasília.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol