Siga o OTD

Handebol

Duda Amorim é eleita melhor jogadora da Europa em 2019

Duda Amorim é eleita a melhor jogadora da Europa em 2019 pela EHF. Prêmio consagra ano vitorioso da brasileira, penta-campeã europeia com o Gyori e eleita a melhor jogadora defensiva da Champions League

Duda Amorim

A brasileira Eduarda Amorim foi eleita nesta sexta-feira (10), como a melhor jogadora de handebol da Europa em 2019 pela Federação Europeia de Handebol (EHF). O anúncio veio através das redes sociais da EHF. O prêmio masculino ficou com o sérvio Petar Nenadic.

No ano passado, a brasileira ajudou o Gyori, time pelo qual atua desde 2009, a conquistar o quinto título da Champions League, terceiro de maneira consecutiva. A brasileira marcou 56 gols na competição. Sete deles foram anotados na final diante do Rostov, da Rússia, em partida de grande destaque da jogadora. Após o término da competição, Duda foi eleita como a melhor jogadora defensiva da temporada 2018/19, prêmio que já havia recebido outras duas vezes, em 2016 e 2017.

O prêmio de melhor jogador e jogadora da Europa começou a ser distribuído em 2017 e foi vencido duas vezes pela romena Cristina Neagu. Duda se torna, portanto, a primeira jogadora não europeia a conquistar a alcunha.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Esta é mais uma conquista para a condecorada carreira da brasileira. Em 2014, a jogadora foi eleita como a melhor do mundo pela sua atuação na temporada de 2013. Na época, Duda se sagrou campeã do mundo com a seleção brasileira – sendo eleita a melhor jogadora do torneio – e campeã europeia com o Gyori.

A brasileira é a melhor jogadora não-europeia da história da Champions League. Ela tem 611 gols até o momento em todas as suas participações da competição, nona melhor marca da história. Outra brasileira se destaca entre as 10 maiores goleadoras da história da Champions League: Alexandra Nascimento, décima maior anotadora com 560 gols.

Quando o assunto é Final Four, Duda tem números ainda mais impressionantes. São 45 tentos anotados, quinta melhor marca da história da competição.

Mais em Handebol