Siga o OTD

Pan 2019

Estreante no Pan, Ana Claudia Bolzan avisa: “somos as favoritas”

De olho na rival Argentina e sonhando com vaga para Tóquio 2020, atleta do handebol quer medalha de ouro no Pan de Lima

O Brasil talvez seja o país com maior repertório e tradição no handebol das Américas. Os resultados e os números nos Jogos Pan-Americanos comprovam: considerando o retrospecto geral, são oito ouros e liderança isolada no quadro de medalhas. Só no feminino, a Seleção Brasileira faturou o pentacampeonato consecutivo justamente nas últimas cinco edições da competição. Em conversa com exclusividade para o Olimpíada Todo Dia, Ana Claudia Bolzan destacou a preparação da equipe para as disputas em Lima, que valem vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Em relação aos adversários na capital peruana, o rival direto é a Argentina. Tanto que foram três confrontos em quatro finais desde a virada do milênio, sempre com o Brasil levando a melhor (Santo Domingo 2003, Guadalajara 2011 e Toronto 2015). “A preparação está legal. Nós temos uma rivalidade forte com a Argentina, foi final em vários campeonatos. E eu posso apostar que vai ser de novo. Somos as favoritas, com certeza nós vamos voltar com a medalha. Espero que seja a de ouro”, garantiu Ana Claudia Bolzan.

Em março, na Espanha, a Seleção Brasileira participou de um torneio quadrangular preparatório para a sequência da temporada. Na ocasião, o time venceu a Suíça, mas perdeu para a Sérvia e as donas da casa. As lições de encarar rivais europeus foram importantes. “Foi um campeonato legal, nós tivemos jogos fortes. Nós pudemos ver onde nós estávamos errando. Estamos em constante evolução. Acho que foi um passo muito importante jogar contra outras equipes para a gente, como atleta, se envolver mais. O resultado (em Lima) vai vir”.

Os países campeões nos Jogos Pan-Americanos garantem a classificação direta para a Olimpíada do Japão no ano que vem. O desejo de Ana Claudia Bolzan e de, certamente, toda a delegação brasileira, é conquistar a medalha de ouro e confirmar a passagem para Tóquio. A atleta do Pinheiros, inclusive, fará sua estreia no Pan. “Eu estou feliz. Ainda vai ter corte, mas estou otimista (em ser convocada). Estou muito feliz em poder representar a Seleção Adulta. No ano passado eu fui para o ODESUR (ou Jogos Sul-Americanos), no começo do ano. Estar em um Pan é outra coisa, estou muito feliz. É um passo bem grande para poder chegar em uma Olimpíada”, finalizou.

Mais em Pan 2019