Siga o OTD

Handebol

Taubaté e Pinheiros se enfrentam na semi do Sul-Centro de Clubes

Assista aos melhores momentos dos jogos desta sexta. Quem passar neste sábado vai pegar um adversário argentino na decisão

(Lucas Ian/Maxx Sports Brasil)

As equipes do Taubaté e Pinheiros vão fazer uma das semifinais do Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino. O time do Vale do Paraíba fechou a fase de classificação como o melhor do Grupo A com três vitórias em três jogos, e o da capital perdeu uma, terminando em segundo no Grupo B.

Se de um lado a semifinal é brasileira, do outro é Argentina. A UnLu (Universidad Nacional de Luján) terminou em segundo do A e vai enfrentar o Villa Ballester, campeão do B. Os brasileiros se enfrentam primeiro, às 18h deste sábado, seguidos pela peleja entre os “hermanos” às 20h.

A fase de classificação foi encerrada nesta sexta (24) com o Taubaté vencendo com folgas a UnLu por 32 a 15. Depois, o Villa Ballester fez 27 a 26 no Pinheiros.

O Sul-Centro Americano de handebol masculino está sendo disputada no ginásio do CEMTE, em Taubaté, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. O torneio reúne oito equipes de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e o campeão será o representante do continente na disputa do Super Globe, o Mundial de Clubes de Handebol Masculino, que neste ano será disputado na Arábia Saudita, no mês de agosto.

Ainda nesta sexta, o Deportivo Luterano, do Chile, perdeu para o Scuola Italiana, do Uruguai, por 25 a 23 e, abrindo a rodada, o Balomano Ovalle, do Chile, fez 27 a 22 no uruguaio Colegio Alemán.

Taubaté 100%

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ccH9OchGLJU[/embedyt]

 

O jogo entre Taubaté e UnLu começou em ritmo muito forte por parte do time da casa. Com um jogo defensivo praticamente perfeito, a equipe não deu chances ao rival neutralizando as tentativas de articulação ofensiva e tendo aproveitamento alto nas bolas de contra-ataque.

Variando bem as jogadas ofensivas com os pontas e nas bolas de infiltração, o Taubaté chegou aos 15 minutos de jogo com 9 a 1 no placar e fechou a primeira etapa com 20 a 7. O segundo tempo começou em ritmo um pouco mais tranquilo, com o Taubaté passando a administrar o tempo.

O técnico Marcus Tatá aproveitou para usar quase todo seu elenco, e a equipe conseguiu manter a boa atuação defensiva. No ataque, destaque para o fato de todos os atletas de linha terem anotado ao menos um gol no jogo. Apenas os dois goleiros, Rick e Maik, não marcaram.

No final, 32 a 15 para o Taubaté, que teve o artilheiro do jogo, Guilherme “Santista” Borges, com 5 gols marcados.

Pinheiros perde no Sul-Centro Americano

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=xOsFj1VGnvs[/embedyt]

 

Já o Pinheiros começou pior que o Villa Ballester. Com uma marcação muito forte, os argentinos conseguiram emplacar bons contra-ataques já nos minutos iniciais e saíram na frente. O Pinheiros sofreu com os tiros de média distância dos adversários e demorou a se encontrar na defesa.

Sob pressão, o time brasileiro passou a exagerar nas faltas e com menos de 10 minutos de jogo já havia levado duas exclusões de 2 minutos. O Villa Ballester aproveitou para abrir vantagem e ditar o ritmo do jogo. No primeiro terço do período, os argentinos já venciam por 6 a 3.

Faltando menos de três minutos, o Pinheiros teve um mal momento, mas nos instantes finais buscou o gol e fechou o primeiro tempo com o placar empatado em 13 a 13.

O segundo tempo seguiu muito equilibrado. Com grande atuação dos goleiros – Mendietta pelo lado argentino, e Colodeti pelo Pinheiros – o jogo foi emocionante até o final. As duas equipes se revezaram na liderança do placar, mas em nenhum momento um dos times abriu mais que dois gols de vantagem.

Os cinco minutos finais foram de tensão e lances emocionantes. Com um gol de vantagem, o Pinheiros procurou gastar ao máximo o tempo em cada ataque. O Villa Ballester não se entregou, e errando menos, conseguiu passar à frente e vencer pela vantagem mínima, fazendo 27 a 26.

O artilheiro do confronto foi Santiago Cânepa, do Villa Ballester, com 8 gols marcados.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Handebol