Siga o OTD

Handebol

Taubaté vence Ovalle na estreia do Pan-Americano. Veja vídeo

Na estreia do Pan-Americano de Clubes de Handebol, nesta quarta-feira (24), o Taubaté venceu o Club Balonmano Ovalle por 32 a 15 (16 a 07 no primeiro tempo), em Buenos Aires, na Argentina. Confira o duelo na íntegra!

Seis equipes estão brigando pelo título, em formato de turno único em pontos corridos. O campeão terá direito a disputar o Super Globe, em agosto no Qatar.

Credenciado como atual tetracampeão consecutivo do Pan de Clubes, o Taubaté entrou em quadra como franco favorito, diante da equipe chilena que, pela primeira vez, disputa uma competição continental. Tal cenário se confirmou quando a bola entrou em jogo.

Com sua equipe contando com força máxima, o técnico Marcus Tatá optou por colocar em quadra como formação inicial Rick no gol, Wesley e Alemão nas pontas, André Silva como central, Zepan e Denys como armadores, e Vinicius como pivô.

Do lado chileno, o time do Ovalle conseguiu equilibrar as ações nos primeiros cinco minutos. Tanto que a esta altura do jogo, o Taubaté vencia apenas por um gol. No entanto, a vantagem física do Taubaté era evidente, com jogadores mais altos e tecnicamente mais completos.

Na metade do primeiro tempo, o Taubaté já dominava as ações, e abriu vantagem de três gols. O Ovalle apostou em uma defesa 6-0, o que acabou dando vantagem ao Taubaté, que aproveitou a liberdade na zona de 9 metros para armar suas jogadas ofensivas.

Em desvantagem, o time chileno tentou em alguns momentos variar sua marcação para o sistema 6-1, para tentar incomodar os armadores taubateanos. No entanto, o Taubaté seguiu jogando melhor e dominando as ações ofensivas e convertendo em gols principalmente as jogadas com os pontas e as infiltrações usando seus laterais.

A superioridade taubateana se fez mais evidente a partir dos 20 minutos do primeiro tempo, quando a vantagem no placar começou a se ampliar. Com poucos erros, e boa postura defensiva, o Taubaté abriu 9 gols de frente e terminou o primeiro tempo vencendo por 16 a 07. Destaque para o goleiro Rick, do Taubaté, que só na primeira etapa teve aproveitamento de 61%, tendo defendido 11 bolas de 18 que foram chutadas pelo adversário.

Na volta para a segunda etapa, o Taubaté manteve a boa postura defensiva. Já o time chileno tentou avançar sua defesa em alguns momentos, atuando com o sistema 4-2, mas sem grande efetividade. O Taubaté abriu vantagem de mais de 10 gols antes mesmo da metade do segundo tempo. A partida terminou em 32 a 15 para o Taubaté.

Aproveitando o domínio do jogo, o treinador Marcus Tatá pôde colocar todos os atletas à disposição no banco para jogar, e aprovou a atuação da equipe na estreia. “Importante essa vitória tranquila na estreia. Tiramos aquela apreensão pelo começo do campeonato, todo mundo entrou em quadra e já sentiu o clima do torneio. Agora é manter o foco, pois daqui para frente a dificuldade só aumentará”, disse.

Sobre o placar elástico na partida de abertura, com 17 gols de vantagem, Tatá reafirmou que cada gol é importante, e a ordem foi foco total na conversão dos arremessos. “O campeonato é de tiro curto e pontos corridos, onde o saldo de gols pode definir até mesmo o título. Cada bola é valiosa e entramos em quadra focados em não desperdiçar nenhuma bola”, afirmou.

Ainda hoje, outros dois jogos complementam a rodada de abertura. Às 17h00 se enfrentam Villa Ballester (ARG) e E.C. Pinheiros (BRA). Às 19h00, é a vez do Colégio Alemán (URU) encarar a Universidad de Luján (ARG).

O Handebol Taubaté volta à quadra nesta quinta-feira, pela segunda rodada do torneio. A equipe joga às 19h00, contra o Villa Ballester (ARG), donos da casa.

24 de maio
15h00 – Balonmano Ovalle 12 x 23 Handebol Taubaté
17h00 – Colégio Aleman x Universidad Nacional de Luján
19h00 – Villa Ballester x Pinheiros

25 de maio
15h00 – Universidad Nacional de Luján x Balonmano Ovalle
17h00 – Pinheiros x Colégio Aleman
19h00 – Handebol Taubaté x Villa Ballester

26 de maio
14h45 – Taubaté x Colégio Aleman
17h00 – Villa Ballester x Balonmano Ovalle
19h00 – Pinheiros x Universidad Nacional de Luján (TV: DeporTV)

27 de maio
15h45 – Pinheiros x Balonmano Ovalle
18h00 – Colégio Aleman x Villa Ballester (TV: DeporTV)
20h00 – Universidad Nacional de Luján x Taubaté (TV: DeporTV)

28 de maio
10h45 – Balonmano Ovalle x Colégio Aleman
13h00 – Universidad Nacional de Luján x Villa Ballester (TV: DeporTV)
15h00 – Handebol Taubaté x Pinheiros (TV: DeporTV)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol