Siga o OTD

Handebol

Taubaté e Pinheiros representam o Brasil no Pan-Americano

Cinara Piccolo/Photo&Grafia
Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Duas equipes brasileiras estarão em Buenos Aires, Argentina, nesta semana com o objetivo de manter a hegemonia do País no handebol continental. A partir de quarta-feira (24), Taubaté/FAB/Unitau e EC Pinheiros lutam pelo título do Pan-Americano Masculino de Clubes. O troféu permanece nas mãos de equipes do Brasil desde a criação do campeonato, em 2007, garantindo a elas o direito de disputar o Mundial do Catar, que, neste ano, será disputado de 20 a 28 de agosto.

A competição pan-americana terá como palco o ginásio da Sociedad Alemana de Gimnasia Villa Ballester, casa do SAG Ballester, vice-campeão argentino. Além dos anfitriões e dos dois brasileiros, estarão presentes também o Universidade Estadual de Luján, campeão argentino, o Balonmano Ovalle, campeão chileno, e o Colégio Alemán de Montevideo, campeão uruguaio.

Os seis concorrentes farão parte de um único grupo, ou seja, todos jogam contra todos e o que mais somar pontos garante o troféu no dia 28. O Taubaté é o atual campeão e o time brasileiro com o maior número de títulos até agora, quatro no total.

A expectativa para o time do interior paulista é fazer mais uma vez um bom campeonato e carimbar o passaporte para o Catar. Cada vez mais experiente em competições internacionais, a equipe tem treinado forte porque sabe que os adversários também têm evoluído ao longo dos anos.

“A preparação está sendo finalizada para viajarmos amanhã pela manhã. Creio que nós conseguimos um avanço muito grande na parte tática e técnica. Tivemos alguns problemas de lesão com Vinicius, Thiago, Guilherme e Hidalgo, mas todos já estão confirmados no Pan”, afirmou o técnico Marcus ‘Tatá’.

O Taubaté, que também é o atual campeão da Liga Nacional, decidiu o troféu do Pan-Americano contra o Pinheiros no ano passado e já prevê um bom desafio contra os conterrâneos, mais uma vez. “Vamos com a expectativa de fazer bons jogos, sabendo da dificuldade que a competição apresenta. Respeitamos muito os adversários de Argentina, Chile e Uruguai e, principalmente, o Pinheiros que se reforçou bastante para a competição. Vamos com nosso plantel todo para fazer um campeonato forte. Temos chance de ganhar, como acredito que três ou quatro outras equipes também tenham”, acrescentou Tatá.

O Pinheiros chegou bem perto do título no ano passado, mesmo com um elenco bastante jovem. Este ano, com mais experiência dos atletas, o técnico Sérgio Hortelan acredita que o time está pronto para brigar pelo primeiro lugar e conquistar a vaga para o Mundial.

“Como é classificatório para o Mundial, para nós, vale muito. Nosso time está bastante focado no Pan, bem treinado, com alto grau de exigência física. No ano passado, fomos vice, mas a expectativa era bem menor porque estávamos montando a equipe, alguns jogadores tinham acabado de chegar. Neste ano, só o Diogo é recém-chegado e vai nos ajudar muito. Então, temos uma possibilidade melhor de rendimento”, finalizou.

Quarta-feira (24)
15h – Ovalle (CHI) x Taubaté/FAB/Unitau (BRA)
17h – Villa Ballester (ARG) x Pinheiros (BRA)
19h – Colégio Alemán (URU) x UnLu (ARG)

Quinta-feira (25)
15h – Pinheiros (BRA) x Colégio Alemán (URU)
17h – UNLu (ARG) x Ovalle (CHI)
19h – Taubaté/FAB/Unitau (BRA) x Villa Ballester (ARG)

Sexta-feira (26)
14h45 – Taubaté/FAB/Unitau (BRA) x Colégio Alemán (URU)
17h – Pinheiros (BRA) x UNLu (ARG)
19h – Villa Ballester (ARG) x Ovalle (CHI)

Sábado (27)
15h45 – Pinheiros (BRA) x Ovalle (CHI)
18h – Colégio Alemán (URU) x Villa Ballester (ARG)
20h – UNLu (ARG) x Taubaté/FAB/Unitau (BRA)

Domingo (28)
10h45 – Ovalle (CHI) x Colégio Alemán (URU)
13h – UNLu (ARG) x Villa Ballester (ARG)
15h – Taubaté/FAB/Unitau (BRA) x Pinheiros (BRA)

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Handebol