Siga o OTD

Handebol

Seleção feminina de handebol é convocada com 13 jogadoras que atuam fora do país

Sérgio Graciano, técnico interino da Seleçao de handebol feminino, está pronto para entrar em ação à frente da equipe pela primeira vez. A partir do dia 7 de junho, ele vai comandar 21 atletas durante um período de treinamento e também no III Torneio Quatro Nações, o primeiro compromisso internacional do ano. Da lista de convocadas, 13 atuam no exterior.

A competição amistosa contará com Brasil, Chile, Portugal e República Dominicana, em São Bernardo do Campo (SP), e fará parte da preparação para o Campeonato Pan-Americano da categoria, que será em Buenos Aires, Argentina, de 18 a 25 de junho.

O Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol vai abrigar os treinamentos da Seleção, que serão o primeiro passo da nova empreitada do técnico, anunciado na semana passada. Entre as convocadas, algumas novidades e alguns retornos. Por ser o início de um novo ciclo olímpico, Graciano decidiu dar oportunidade a nomes que não vinham fazendo parte da equipe recentemente, para que possam mostrar seu trabalho

“Sempre tem um nome ou outro diferente quando se muda uma comissão técnica. Conversamos entre nós, levantamos informações sobre algumas meninas que jogam na Europa, como estavam atuando nas ligas de lá e achamos por bem chamar algumas que não vinham sendo convocadas. É um novo ciclo olímpico e algumas têm, de novo, a chance de mostrar que podem fazer parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020”, destacou.

Além de atletas que jogam no continente europeu, como a ponta direita Mariana Costa, campeã mundial em 2013, o treinador também convocou jogadoras que atuam no Brasil e têm feito um bom papel na Liga Nacional, como Dani Joia, Amanda Caetano, Mariane e Regiane.

“Chamamos algumas que atuam no cenário nacional, que se destacaram no ano passado e vêm fazendo um bom trabalho ao longo do tempo. Estar na Seleção Brasileira é um reconhecimento pelo que elas desenvolvem dentro de quadra. Tenho certeza de que essas 21 meninas fizeram por merecer isso”, acrescentou.

Graciano afirma que o Quatro Nações será fundamental para esse momento de reinício de trabalho. “O torneio será importante porque será o reencontro das atletas. Vamos usá-lo para reativar algumas memórias técnicas, que não queremos mexer muito nesse momento. Em cima disso, vamos fazer um feedback e aí teremos mais uma semana de atividades para corrigir e deixar a equipe pronta para o Pan-Americano, que é o nosso objetivo principal”, frisou o técnico.

No Quatro Nações, o Brasil inicia a disputa contra o Chile, no dia 9, enquanto Portugal joga com a República Dominicana. No dia 10, as adversárias das brasileiras serão as dominicanas, e Portugal enfrenta o Chile. No último dia, os confrontos serão entre Brasil e Portugal e Chile e República Dominicana. Os dois jogos do primeiro dia serão transmitidos pelo canais SporTV, assim como o duelo entre Brasil e República Dominicana no segundo dia, já a partida entre Brasil e Portugal, no domingo (11), será exibida no Esporte Espetacular, da Rede Globo. A Seleção volta a encarar Portugal no dia 13 em outro amistoso antes de embarcar para Buenos Aires.

Programação de jogos Torneio Quatro Nações e amistoso
09/06
19h – Portugal x República Dominicana (SporTV)
21h – Brasil x Chile (SporTV)
10/06
15h30 – Portugal x Chile
18h – Brasil x República Dominicana (SporTV)
11/06
9h30 – Brasil x Portugal (Esporte Espetacular)
14h30 – Chile x República Dominicana
13/06
19h30 – Brasil x Portugal – AMISTOSO INTERNACIONAL
Convocação:
Goleiras – Bárbara Arenhart (Vaci NKSE-Hungria), Gabriela Moreschi (Larvik-Noruega) e Jéssica Silva de Oliveira (São Bernardo-SP).
Armadoras – Amanda de Souza Caetano (Abluhand/FURB-SC), Bruna de Paula (Fleury Loiret Handball-França), Deonise Fachinello (HC Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim (Gyor Audi ETO-Hungria), Mariane Cristina Oliveira Fernandes (São Bernardo-SP) e Patrícia Batista da Silva (Kastamonu Genclik SK-Turquia).
Centrais – Ana Paula Rodrigues Belo (Rostov-Rússia), Danielle Cristina Joia (EC Pinheiros-SP) e Mayara Fier de Moura (EC Pinheiros-SP).
Pontas – Adriana Cardoso de Castro (HSG Blomberg-Lippe-Alemanha), Dayane Pires da Rocha (São Bernardo-SP), Jéssica Quintino (HC Odense-Dinamarca), Larissa Fais Munhoz Araujo (Erd Noi Késilabda-Hungria), Mariana Costa (Nykobing HandboldKub-Dinamarca) e Samira Rocha (Kisvarda Master Good SE-Macedônia).
Pivôs – Regiane dos Santos Silva (São Bernardo-SP), Tamires Anselmo Costa (EC Pinheiros-SP) e Tamires Morena de Araújo (CDB Cercle Dijon Bourgogne-França).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol