Siga o OTD

Handebol

Brasil conhece adversários do Mundial Juvenil Masculino de Handebol

O Brasil já sabe quais adversários vai enfrentar na primeira fase do Campeonato Mundial Juvenil Masculino de handebol, que será disputado de 8 a 20 de agosto na Geórgia. Em sorteio realizado nesta quarta-feira (10), a seleção brasileira caiu no grupo C, ao lado de Croácia, Argentina, Portugal, Venezuela e Coreia do Sul.

“Argentina e Venezuela nós enfrentamos no Pan-Americano, são adversários que já conhecemos bem. Portugal e Coreia são escolas contra quem jogamos muito bem, normalmente. O mais complicado será a Croácia”, avaliou Washington Nunes, treinador da equipe nacional juvenil.

Na chave A do Brasil conhece adversários do Mundial Juvenil Masculino de Handebol, estão França, Dinamarca, Suécia, Barein, Egito e Noruega. No grupo B, Alemanha, Islândia, Geórgia, China, Japão e Argélia. E no D, Eslovênia, Espanha, Sérvia, Tunísia, Rússia e México. Os quatro melhores colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final – será grupo A x B e grupo C x D, no sistema 1º x 4º e assim por diante.

“Eslovênia, Espanha, Sérvia e Rússia devem se classificar. Qualquer cruzamento vai resultar num jogo de nível técnico muito elevado e alto grau de dificuldade. Mas acreditamos muito no potencial da nossa seleção juvenil. No Pan, muitos meninos ainda não tinham nem começado a temporada por seus clubes. Até o Mundial, daremos um grande salto de qualidade”, completou.

O Brasil conquistou vaga no Mundial da Argélia depois se ficar entre os cinco melhores colocado no Pan-Americano, disputado em abril. A seleção brasileira chegou à final do torneio continental e terminou com a medalha de prata, depois de perder para a Argentina por 22 a 21, na prorrogação.

“No Pan, nosso trabalho defensivo foi satisfatório. Mas claro que ainda temos pontos a melhorar. O que não foi muito bom foi a capacidade de finalização da equipe. Tivemos muitas oportunidades na final, contra a Argentina, e não convertemos. Vamos trabalhar intensamente nisso e na construção do sistema ofensivo”, destacou.

Washington Nunes deve manter a base dos jogadores que disputaram o torneio continental. Para o Mundial, assim como no Pan, serão 16 convocados. “Provavelmente, a próxima convocação terá 21 atletas e vou recomeçar as avaliações. Oito jogadores devem ser mantidos. Para completar a lista, vou observar, por exemplo, aqueles que estavam machucados e não puderam disputar o Pan.”

Chaves do Mundial Juvenil:

Grupo A: França, Dinamarca, Suécia, Barein, Egito e Noruega
Grupo B: Alemanha, Islândia, Geórgia, China, Japão e Argélia
Grupo C: Croácia, Argentina, Brasil, Portugal, Venezuela e Coreia do Sul
Grupo D: Eslovênia, Espanha, Sérvia, Tunísia, Rússia e México

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Handebol