Siga o OTD

Handebol

Seleção Brasileira é convocada para quadrangular na Espanha

Mirando o Pan-Americano e promovendo o retorno de Alexandra, Jorge Dueñas divulga a lista de atletas para torneio na Espanha

Contanto com jogadoras experientes, Seleção Brasileira é convocada para período de preparação na Espanha, visando os jogos Pan-Americanos. Destaque para a volta de Alexandra aos 37 anos, atleta que foi a melhor do mundo em 2012.

A última competição que o Brasil disputou foi o Campeonato Sul e Centro Americano de Handebol Adulto Feminino, em dezembro de 2018, na cidade de Maceió-AL, que garantia vaga para o Campeonato Mundial no Japão, em dezembro de 2019. Invicto no torneio, o Brasil superou a Argentina no jogo final pelo placar de 24(15)-(10)19, e ambas as equipes asseguraram a classificação para o Mundial.

Para o técnico espanhol Jorge Dueñas, as dezoito atletas convocadas para o quadrangular estão com um bom ritmo de jogo, uma vez que todas atuam na Europa e, diferentemente do calendário nacional, a temporada internacional já começou. “As jogadoras no Brasil estão começando a preparação com os times e ainda não tiveram jogos. Temos boas jogadoras no Brasil, mas nesta data é complicado que as jogadoras tenham um bom ritmo. Estamos controlando muitas jogadoras na Europa e no Brasil e todas podem ter oportunidade de estar em convocações”, analisa Dueñas.

Assim como o treinamento técnico-tático no esporte, a nutrição tem papel fundamental no desenvolvimento e rendimento do atleta, tanto para evitar lesões quanto para corresponder em energia necessária para os treinamentos e competições, segundo a nutricionista Júlia Bargieri.

Integrante da comissão técnica da seleção adulta feminina desde o Mundial de 2011 no Brasil, Júlia mantém contato com as atletas, já que cada uma tem seus cardápios e orientações a serem seguidas. Na fase de treinamento, a nutricionista faz a avaliação da composição corporal junto às avaliações médica e física a fim de reorganizar o plano nutricional. “Durante as fases de preparação e torneio eu controlo a alimentação que é oferecida a elas. Os hotéis costumam receber orientações com relação ao cardápio a ser seguido e as restrições que eu acho pertinente. Nestas fases eu consigo controlar bem os lanches e suplementos pré/pós treinos e jogos, o que é muito importante para a melhora do rendimento e para ajudar na recuperação, já que a carga de treinos na seleção costuma ser maior que nos clubes”, diz Júlia.

O torneio

De 21 a 23 de março, a cidade de Palência, na Espanha, vai sediar o Torneio Internacional Adulto Feminino de 2019, um quadrangular que será disputado por Espanha, Sérvia, Suíça e Brasil. A Seleção Brasileira embarca no dia 18 de março para uma fase preparatória de treinamentos para o torneio, que também acontecerá em Palência.

A respeito das seleções adversárias, Dueñas analisa como três equipes tecnicamente distintas das seleções sul e centro americanas e com alto nível técnico, sendo, portanto, confrontos de grande importância como preparação para o Pan-Americano. Fechando o calendário pré-Olímpico de 2019, a Seleção Brasileira disputa, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em julho, o Campeonato Mundial Adulto Feminino no Japão, em dezembro.

As convocadas

Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci Noi Kezilabda – Hungria), Gabriela Moreschi (Magura Cisnadie – Romênia) e Renata Arruda (Bera Bera – Espanha);

Pontas Direita: Alexandra do Nascimento (Alba-Fehérvár KC – Hungria) e Mariana Costa (SCM Craiova – Romênia);

Armadoras Direita: Deonise Fachinello (SCM Craiova – Romênia) e Patricia Batista (HAC Handball Le Havre – França);

Armadoras Central: Bruna de Paula (Fleury Loiret – França), Danielle Joia (BMC Liberbank Gijon – Espanha) e Patricia Matieli (MKS Zaglebie Lubin – Polônia);

Armadoras Esquerda: Eduarda Amorim (Gyor – Hungria), Jaqueline Anastácio (Maccabi Rishon Lezion Handball – Israel) e Samara Vieira (SCM Ramnicu Valcea – Romênia);

Pontas Esquerda: Dayane Rocha (Molde HK – Noruega), Larissa Araújo (Magura Cisnadie – Romênia);

Pivôs: Elaine Gomes (Nantes Atlantique Handball – França), Isaura Menin (Rincón Fertilidad Malaga – Espanha) e Tamires de Araújo (Kisvarda – Hungria).

Mais em Handebol