Siga o OTD

Handebol

Com Duda decisiva no ataque e na defesa, Gyori está na final da Champions League

A brasileira Duda Amorim vai tentar neste domingo a conquista de seu terceiro título na Champions League de handebol feminino. Neste sábado, na abertura do Final Four, que está sendo disputado em Budapeste, a armadora teve participação decisiva tanto na defesa quanto no ataque e foi fundamental para o Gyori, da Hungria, garantir a vitória sobre o Buducnost, de Montenegro, por 26 a 20 e se classificar para a final da competição.

Com uma defesa muito forte, o Gyori dificultou demais a vida do Buducnost. Além disso, Anita Gorbicz e Duda Amorim lideraram a equipe na parte ofensiva durante o primeiro tempo. Com quatro gols da húngara e três da brasileira, o time da casa foi para o intervalo vencendo por 12 a 9.

No segundo tempo, a defesa do Gyori, com especial participação de Duda Amorim, se transformou num verdadeiro paredão. O Buducnost não conseguiu marcar nenhum gol nos nove primeiros minutos da etapa final e a equipe húngara abriu seis gols de vantagem: 15 a 9.

A partir daí, as duas equipes começaram a trocar gols e o Gyori foi mantendo a vantagem. Para manter a defesa forte e não perder a qualidade no ataque, Anita Gorbicz passou apenas a participar do momento ofensivo do Gyori. Com um aproveitamento incrível, a húngara marcou nove gols em 11 tentativas.

O aproveitamento de 82% foi só um pouco maior do que o de Duda Amorim. A brasileira teve 80% ao marcar quatro gols em cinco arremessos. Além das duas, a holandesa Cornelia Groot, com cinco gols em oito arremessos, também se destacou.

Do lado do Buducnost, a romena Cristina Neagu, com sete gols, e a montenegrina Katarina Bulatovic, com seis, fizeram tudo o que podiam, mas não evitaram a derrota. No final, o Gyori garantiu a classificação para a final com a vitória por 26 a 20 e vai enfrentar na decisão o Vardar, da Macedônia.

A equipe da brasileira Mayssa Pessoa derrotou o campeão de 2016, CSM Bucareste, por 38 a 33. A goleira, no entanto, participou pouco da partida, entrando em campo em apenas um momento para tentar defender um tiro de sete metros, mas acabou levando o gol.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol