Siga o OTD

Handebol

“Com patrocínio temos time”, diz secretário sobre Santo André

Em entrevista exclusiva, secretário de esportes da cidade comentou sobre a situação e a razão do fim das atividades da equipe.

No começo da última semana uma notícia estremeceu o mundo do handebol brasileiro. Uma das equipes com mais tradição na modalidade, o Santo André recebeu o comunicado da prefeitura que as atividades do time adulto feminino acabariam para a temporada de 2019.

Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, o secretário de esportes da cidade de Santo André, Marcelo Chehade explicou como os motivos para a decisão de encerrar as atividades da equipe adulta para a próxima temporada, deixando claro que existe uma alternativa.

“Tivemos que cortar gastos para o próximo ano, por isso optamos pelo fim das atividades da equipe de Handebol feminino e de Vôlei masculino no adulto. Eram as equipes que dependiam 100% do apoio da prefeitura. Se existir a entrada de alguma empresa privada que queira patrocinar os times, elas continuam em 2019”, explicou o secretário.

No caso de outras modalidades existe a verba proveniente de parceiras e patrocínios que viabilizam as temporadas. No basquete feminino, que Santo André é o atual bicampeão estadual, a equipe tem uma parceria com o projeto da ex-jogadora Janeth Arcain que cuida de todas as categorias de base e faz com que a verba usada nisso seja destinada para o adulto. Já no futsal, o time tem patrocínio próprio e não depende exclusivamente da prefeitura da cidade.

Além de existir uma diminuição da verba para os esportes da cidade, Marcelo explica que, por decisão da prefeitura, o orçamento previsto para 2019 no handebol vai ser utilizado de uma maneira diferente do que vinha acontecendo até então.

“Queremos fazer com o handebol e o vôlei o que temos com o basquete e o futsal na cidade. Nas duas modalidades temos todas as categorias de base até o adulto. Sem o adulto no handebol, vamos aumentar para quatro categorias no feminino, pelo menos, e teremos duas no masculino, que hoje não tem nenhuma”, disse Marcelo.

O lado das atletas

Sem disputar a Liga Nacional de Handebol feminino dede a temporada de 2014, o time da cidade do ABC ficou entre os oito melhores de todas as competições que disputou. Nos jogos regionais, o Santo André foi campeão, no Campeonato Paulista a equipe acabou ficando com o quarto lugar e nos Jogos Abertos do Interior o time acabou sendo eliminado nas quartas.

Por conta disso e do histórico da cidade na modalidade, as jogadoras não esperavam receber essa decisão da prefeitura. Um dos pilares da equipe, Fernanda Barbosa conversou com a reportagem do Olimpíada Todo Dia sobre como tudo aconteceu, na visão das jogadoras.

“Como a nossa temporada já havia encerrado, após a reunião entre a prefeitura e a direção da equipe, a forma mais rápida de nos avisar foi por uma mensagem e áudio no grupo do Whattsapp. Nos assustou, deixou todas extremamente chateadas. Somos em 13, 14 meninas. Algumas, como eu, já pensa na aposentadoria quando temos uma situação dessas, mas algumas tem 23, 24 anos e não só não querem como não podem parar”, comentou a atleta.

Buscando alternativas para manter a equipe na próxima temporada, as jogadoras estão em busca de algum patrocínio, mas reclamam da falta de interesse da prefeitura em auxiliar nessa busca. “Pelo que nos foi falado é necessário um patrocínio e nós mesmas estamos buscando. A prefeitura até o momento não nos comunicou nada sobre essa questão”, disse Fernanda.

Questionado pela reportagem do Olimpíada Todo Dia sobre essa reclamação das jogadoras, o secretário de esportes de Santo André explicou o seu lado. “Não é verdade. Estamos tentando algumas empresas, mas é um momento difícil. Sou responsável por todos os esportes da cidade. As jogadoras tem mais facilidade por se preocuparem somente com essa questão. Inclusive fui comunicado por uma delas que existem algumas empresas interessadas, vamos ver como se dá tudo nas próximas semanas”, comentou Marcelo.

Além do medo de não ter onde jogar no próximo ano, Fernanda demonstrou preocupação com as meninas que hoje atuam nas categorias de base da equipe de Santo André. “Com o fim do adulto, alguns pais vieram nos procurar perguntando se sabíamos de algo para as meninas da base, pois podem existir algumas mudanças que vão dificultar a vida delas no próximo ano”.

Sobre o assunto, Marcelo Chehade foi direto. “Eu garanto que as categorias de base vão continuar e aumentar em 2019, vão continuar treinando no ginásio que estão e estamos tentando um outro para o aumento do números de treinos e se tivermos um patrocínio para pagar o salário das atletas, pois a estrutura, a alimentação, o transporte e a moradia a prefeitura garante, o time adulto segue em 2019”, finalizou.

Mais em Handebol