Siga o OTD

Handebol

Seleção juvenil de handebol corta quatro e embarca com 16 para o Pan-Americano

A Seleção juvenil de handebol masculino está definida para o Campeonato Pan-Americano, em Santiago. Quatro jogadores foram cortados para que o grupos de 16 atletas fosse definido após oito dias de treinamentos em Taubaté. A delegação embarcou para o Chile na manhã desta sexta-feira. Os jogos serão disputados de 15 a 22 de abril.

O Brasil é o atual campeão da competição e, além de defender o titulo, vai em busca de vaga para o Campeonato Mundial da Geórgia, em agosto. Para Washington Nunes, técnico da equipe, o saldo das atividades no interior paulista foi positivo, mas o forte trabalho continua de olho em objetivos ainda maiores.

“Em relação à convocação, é sempre difícil cortar jogadores. Infelizmente, o central Tarcísio, durante um jogo-treino contra o Taubaté, machucou a mão e não poderemos contar com ele neste momento. Durante os treinos conseguimos avançar em muitas coisas. A equipe tem grande potencial, mas precisamos trabalhar ainda mais para que, coletivamente, o grupo fique mais coeso. Acredito que vamos ter uma boa resposta do time no Pan-Americano, contudo precisamos de um trabalho mais forte pensando no Mundial”, avaliou o treinador.

A primeira partida da Seleção juvenil de handebol masculino será neste sábado (15), às 18h (horário de Brasília), contra o México. “Tradicionalmente, a equipe mexicana tem a velocidade como característica e atuam bem no contra-ataque. Eles vão com jogadores muito jovens, então não sabemos se vão jogar um pouco mais baixo ou, se por conta dessa juventude, podem apresentar uma defesa aberta. Por isso, nos preocupamos tanto em trabalhar no ataque quanto na defesa aberta e fechada para que não haja nenhuma surpresa. Os meninos estão preparados, é claro que tem o nervosismo da estreia, até porque são jovens, mas acredito que por tudo o que executaram eles terão um bom desempenho”, concluiu.

O Pan-Americano será disputado por 11 países. O Brasil está na chave B, ao lado de Chile, Costa Rica, Estados Unidos, México e Paraguai. No grupo A estão Argentina, Canadá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais. Os cinco melhores países do Pan-Americano garantem vaga no Campeonato Mundial.

Seleção juvenil de handebol masculino

Goleiros – Jeroty Rodrigues Carlos (Metodista/ São Bernardo/Besni-SP) e Lucas Pereira dos Santos (São José dos Campos-SP).

Armadores – Guilherme Borges Moraes Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Gustavo Nogacz (EC Pinheiros-SP), Jonathan Fernandes da Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Leonardo Marcelo Comerlatto (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal) e Pedro Augusto Mota Teles (ASHb/Sorriso-MT).

Central – Marcos Vinnycius Freire Guimarães (Sport Recife/Uninassau-PE) e Matheus Lucas Gerhardt (ASHb/Sorriso-MT).

Pontas – Allefer Higor Bellan (Aceu/Univali/FMEBC-SC), Guilherme Miguel Laranjeiro Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Leandro Alves Monte da Silva (EC Pinheiros-SP) e Ronaldo Catarino Júnior (Vegus/Guarulhos-SP).

Pivôs – Carlos Eduardo dos Santos Júnior (Campos/Flamengo-RJ) e Edney Silva Oliveira (Maringá-PR).

Comissão técnica

Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Drean Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Chefe de equipe: Marcus Oliveira (Tatá)

Campeonato Pan-Americano de Santiago – tabela/Brasil

15/04, às 18h – Brasil x México
16/04, às 14h – Costa Rica x Brasil
17/04, às 18h – Brasil x EUA
18/04, às 16h – Parguai x Brasil
19/04, às 20h – Brasil x Chile

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol