Siga o OTD

Handebol

Campeãs do handebol participam de curso da IHF

Daniela Piedade e Lucila dos Santos foram convidadas para o curso destiano a preparar ex-atletas no prosseguimento da carreira com a modalidade

Reprodução/Instagram
Duas ex-jogadoras e campeãs com a seleção feminina de handebol participaram do “IHF Former Players”, em Doha, no Catar. O curso é promovido pela Federação Internacional de Handebol (IHF). Ao todo, 11 ex-atletas de seleções foram convidadas, entre elas Daniela Piedade, campeã mundial pela seleção brasileira em 2013, e Lucila dos Santos, tricampeã pan-americana com a Seleção.
O curso é voltado para ex-jogadoras de handebol que tenham feito pelo menos 50 jogos pela seleção nacional e tem como objetivo incentivar as ex-atletas a darem continuidade nas suas carreiras, capacitando-as para se tornarem, por exemplo, técnicas, árbitras, diretoras esportivas, comentaristas, professoras escolares, entre outros segmentos.
As participantes do projeto desse ano previamente escolhidas, foram: as romenas Angela Picu, Aurica Motogna, Tatiana Cojocaru e Ionela Stanca; as brasileiras Daniela Piedade e Lucila dos Santos; a russa Ekaterina Andryushina; a Eslovênia Nataliya Derespasko; a alemã Christina Lindemann; a austríaca Eugenia Rotis-Nagy; e o egípcio Assem Elsaadany.
Segundo Daniela Piedade, as informações foram tantas que chegou a ficar surpresa. “Não sabia o volume de coisas que havia por trás do jogo. Por mais que eu tenha estado tanto tempo nas quadras, a gente não faz ideia da quantidade de pessoas e de informações que têm até que a bola chegue a uma quadra de handebol. O curso foi bem positivo. Aprendemos bastante coisa”, afirma a ex-atleta campeã mundial.
Para Lucila dos Santos, um dos pontos altos do evento foi a palestra do então técnico da Seleção Brasileira de Handebol, Jorge Dueñas, falando sobre  as exigências dos treinadores nos dias de hoje, tendências de desenvolvimento no handebol feminino e análise de partidas. “Foi muito bom tomar conhecimento de determinados assuntos, com a perspectiva do treinador”, disse a também ex-atleta  da seleção brasileira.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Handebol