Siga o OTD

Golfe

Oito atletas representam o Brasil no Sul-Americano de Golfe a partir desta quinta

O time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) disputa de quinta a domingo (entre os dias 19 e 22) o 12º Campeonato Sul-Americano de Golfe amador, que acontece no Martindale Country Club, em Buenos Aires, na Argentina.

Foram escalados para representar o Brasil Herik Machado (RS), Pedro Nagayama (SP), Daniel Ishii (RJ) e Gustavo Chuang (RS), no masculino, e Luiza Altmann (SP), Lauren Grinberg (SP) e as gêmeas Laura e Luiza Caetano (DF), no feminino. O técnico será Nico Barcellos. O time viaja com apoio da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva.

O Sul-Americano de Golfe reunirá dez países da América do Sul. Representantes do Canadá, Costa Rica, Inglaterra, Finlândia, Irlanda, México, Nova Zelândia, Panamá, Escócia, EUA e País de Gales também disputarão o torneio. Elevando assim ainda mais seu nível técnico.

Melhor brasileiro na disputa da LAAC, Chuang treina para disputa do Sul-Americano de Golfe

Os integrantes do time masculino vêm da disputa do Latin America Amateur Championship (LAAC), no Panamá. O gaúcho Herik Machado chegou a ser vice-líder do torneio, mas terminou em 38º. O melhor brasileiro foi Chuang, em 26º. O campeão do torneio, o chileno Toto Gana, também disputará o Sul-Americano de Golfe.

Outro destaque brasileiro é a paulista Luiza Altmann, atual bicampeã brasileira, que joga nos EUA. Em 2015, ela foi uma das integrantes do Time Brasil ao disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Lauren Grinberg é a atual campeã brasileira juvenil.

“O campo é curto e muito estreito, com árvores com folhagem que vai até o chão. Os greens são platôs bem definidos, e as bancas de areia são fundas”, diz Barcellos. “Como os jogadores estarão proibidos de levarem caddies e está muito calor, quem tiver bem preparado fisicamente levará uma boa vantagem”, completa.

O 12º Campeonato Sul-Americano de Golfe Amador é organizado pela Federação Sul-Americana de Golfe e do Lima Golf Club, com apoio do R&A. O evento vale pontos para o ranking mundial amador (WAGR, na sigla em inglês) e é um dos mais importantes do continente.

No ano passado, os campeões do torneio Sul-Americano de Golfe foram o uruguaio Juan Alvarez e a paraguaia Sofia Garcia. Os brasileiros melhor posicionados foram Luiza Altmann (8ª colocada) e Daniel Ishii (11º).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Golfe