Siga o OTD

Golfe

Golfistas iniciam treinos oficiais para Brasileiro

Herik Machado e Daniel Ishii conquistam prata na Argentina.

Os treinos oficiais para o 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, ou Brasileiro de Golfe, que começa nesta quinta-feira e termina no domingo no Clube Curitibano, em Quatro Barras (PR), tiveram início. Participam da competição os melhores golfistas nacionais e representantes de outros seis países. O evento vale para os rankings mundial e nacional.

Os golfistas enfrentaram o frio na primeira rodada de treino, em um dia com clima bastante instável, alternando entre sol e garoa, com períodos com bastante vento. Jogadores do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio de Janeiro, entre outros estados, já iniciaram suas primeiras voltas de treino.

“É um campo muito desafiador, com muita água”, diz o gaúcho Herik Machado, número 1 do Brasil, que busca seu primeiro título de campeão brasileiro. “É meu sonho”, diz ele, que mês passado foi campeão do Aberto do Estado do Paraná no mesmo Clube Curitibano que sedia agora o Amador do Brasil.

O torneio terá início às 8h45 de quinta-feira, quando os primeiros grupos iniciam suas partidas da primeira rodada. Os últimos grupos iniciam o jogo às 10h57 e devem encerrá-lo por volta das 15h30.

Herik e o paulista Pedro Nagayama defenderão o Brasil na 10ª edição da Taça Mario Gonzalez, campeonato internacional entre duplas que acontece em paralelo à disputa principal. Os brasileiros enfrentarão duplas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.

O Brasil tenta manter o posto de maior vencedor da disputa, com quatro títulos (2009, 2012, 2013 e 2015) nas nove primeiras edições, contra três da Argentina (2010, 2014 e 2016) e dois do Chile (2008 e 2011). O nome da taça faz uma homenagem a Mario Gonzalez, um dos maiores golfistas de todos os tempos, que já venceu nove edições do Amador do Brasil e oito vezes o Aberto do Brasil.

A entrada do público que quiser assistir ao torneio é gratuita – basta fazer um cadastro na entrada da sede Romão Rodrigues Branco do Clube Curitibano (Av. 25 de Janeiro, 2461 – Jardim Menino Deus – Quatro Barras – PR).

O 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil conta com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da CBG, com apoio do Hospital Angelina Caron, revista Golf&Turismo, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e do Clube Curitibano.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Golfe