Siga o OTD

Golfe

Americano termina primeiro dia na liderança do Aberto do Brasil de golfe

O americano Paul Apyan começou a disputa do 63º Aberto do Brasil de Golfe na liderança parcial da competição. Ele jogou uma volta de 66 tacadas (-5 em relação ao par do campo, que é 71) na primeira rodada, disputada nesta sexta-feira no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Interrompida pela falta de luz natural, a primeira volta será retomada nesta sexta-feira pela manhã, quando será concluída pelos 16 golfistas que não puderem terminá-la.

Os melhores brasileiros no torneio são dois ex-campeões do Aberto do Brasil: o carioca Philippe Gasnier, vencedor em 2004, e o paulista Rafael Becker, campeão em 2014, ambos com 71 tacadas (par do campo). “Foi uma volta muito boa. Estava ventando muito à tarde”, disse Becker, que concluiu a partida pouco antes de ela ser interrompida pela organização.

“Estudei muito o desenho do campo antes de vir para o Brasil, conversando com alguns golfistas que jogaram as Olimpíadas. É um campo muito, muito bom, que exige muita habilidade e criatividade dos jogadores”, disse o líder Apyan.

O Campo Olímpico se mostrou muito desafiador. Apenas 15 dos 127 competidores de 18 países jogaram abaixo do par na rodada inicial. Estão em disputa US$ 127 mil em prêmios, sendo US$ 31,5 mil para o campeão, e pontos para o ranking mundial. O Aberto do Brasil faz parte do PGA Tour Latinoamérica, principal circuito do continente, que dá cinco vagas para o Web.com Tour, que serve de acesso ao PGA Tour americano.

Essa é a primeira competição internacional em uma instalação construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016 a acontecer após os Jogos.

O Aberto do Brasil será disputado até domingo. Após as duas primeiras rodadas, haverá um corte, e apenas os 55 melhores classificados e empatados disputarão as duas rodadas finais.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Golfe