Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Seleção Brasileira é definida para o Mundial do Japão

Campeonato vai acontecer entre 28 de novembro e 8 de dezembro no Ariake Gymnastics Centre, sede das Olimpíadas de Tóquio 2020

Seleção Brasileira - Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A Ginástica Trampolim do Brasil anunciou nesta terça-feira (19) a relação de convocados para o Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, nas modalidades adulto e age group. A competição da elite acontecerá entre 28 de novembro e 1º de dezembro, enquanto os garotos competem entre 5 e 8 do mês que vem. Detalhe importante é que os dois Mundiais acontecerão no Ariake Gymnastics Centre, local que receberá todos os eventos da ginástica durante a Olimpíada de Tóquio-2020.

O Mundial adulto ainda terá como atração a mais o fato de ser uma das seletivas para definir as vagas olímpicas para o ano que vem. Os oito melhores classificados (considerando um por país), nos eventos do trampolim individual masculino e feminino, estarão garantidos nos Jogos Olímpicos.

Foram chamados para a equipe adulta um total de oito ginastas (quatro no feminino e quatro no masculino), que irão competir nos eventos individuais e sincronizados. A delegação do age group será composta por 22 atletas.

Para Tatiana Figueiredo, uma das treinadoras da Seleção Brasileira adulta, a equipe chega bem preparada para o Mundial de Tóquio. “Os atletas estão fazendo avaliações periódicas das séries que irão realizar no Campeonato. O objetivo principal é realizar as séries obrigatória e livre com solidez e boa execução. O objetivo é que eles melhorem a pontuação que foi traçada individualmente”, afirmou.

Segundo ela, até por causa dos resultados obtidos em várias edições de Copas do Mundo que participaram nesta temporada, as ginastas Camilla Lopes Gomes e Alice Hellen Gomes são as que chegam com mais chances de obter um lugar na final.

No Mundial de 2018, realizado em São Petersburgo (RUS), Camilla ficou em 14º lugar, melhor resultado individual do Brasil na história. No trampolim sincronizado feminino, outro resultado inédito, com o sexto lugar de Camila e Alice.

Se não conseguirem a vaga olímpica no Mundial, os ginastas brasileiros ainda terão oportunidade de carimbar o passaporte pelo ranking das etapas das Copas do Mundo e pelo Campeonato Pan-Americano. Atualmente, Camilla Gomes é a melhor brasileira classificada no ranking, em 16º lugar. No masculino, o melhor brasileiro é Rayan de Castro Dutra, em 18º.

Nova geração em ação no Japão

Segundo Diego Satiro da Cruz, chefe da delegação do Brasil em Tóquio, o Mundial age group será uma ótima oportunidade para testar a nova geração da ginástica trampolim do Brasil, que obteve ótimos resultados em 2019.

“A expectativa para os dois Mundiais são boas. Trabalhamos forte para este evento e estamos muito focados, com um grupo muito coeso. Este ano, tivemos bons resultados em eventos importantes como o Sul-Americano e esperamos repetir esses bons resultados tanto no Mundial adulto como no Age Group”, disse Diego.

Ele aponta com maiores chances de avançar na competição os ginastas Lucas Junior Tobias (17-21 anos), na modalidade duplo mini-trampolim, Lucas Henrique do nascimento (17-21 anos), no tumbling, e Manuela Marcondes e Jennifer Santos (15-16 anos), no trampolim sincronizado.

Para Diego, o fato de poder levar uma delegação com 22 atletas mostra o resultado do investimento da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) na Ginástica Trampolim. “Ao longo desse ciclo olímpico, observamos uma grande evolução na Ginastica de Trampolim no Brasil. Essa evolução é fruto do alto investimos que a CBG tem feito e como consequência, apresentamos uma delegação forte e numerosa, apresentando boas séries em campeonatos. Essa evolução do esporte tem sido um fator importante para que os atletas continuem praticando o Trampolim e contribuindo para a evolução da modalidade no país”, concluiu.

Confira a delegação adulta para o Mundial:

Individual feminino
Alice Hellen Gomes
Camilla Lopes Gomes
Daienne Cardoso Lima
Ingrid Souto Maior
Individual masculino
Carlos Ramirez Pala
Lucas Júnior Tobias
Rafael Oliveira Andrade
Rayan de Castro Dutra
Sincronizado masculino
Rafael Oliveira Andrade
Rayan de Castro Dutra
Sincronizado feminino 1
Alice Hellen Gomes
Camilla Lopes Gomes
Sincronizado feminino 2
Daienne Cardoso Lima
Ingrid Souto Maior
Treinadores
Alexandro Rungue Pereira
Estácio Fonseca da Costa
Silton Furiati Santos
Tatiana Cano Figueiredo

Mais em Ginástica de Trampolim