Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Brasil se despede do Mundial sem classificação às finais

Natália Gáudio sobe para 39ª na classificação geral do Mundial
Ricardo Bufolin/CBG

A Seleção de Ginástica Rítmica fechou, nesta quinta-feira (31), a etapa classificatória do Mundial de Pesaro, na Itália. Natália Gaudio e a jovem Karine Walter representaram o País ao lado de quase 100 atletas, que competiram nos aparelhos arco, bola, fita e maças. Mesmo não tendo chegado às finais, as duas atletas fizeram um balanço positivo do campeonato, cada uma por um motivo diferente.

Para Natália, a melhor apresentação foi nas maças. Com uma boa performance, a capixaba somou 14,550. Ainda hoje, na série de fita, ela fez 13,250. Ontem foi dia de competição no arco (13,550) e bola (13,700). Ela encerrou a participação com o 35º lugar no Individual Geral (55,050). Os resultados somados deixaram a brasileira entre as melhores das Américas. Para ela, o mais importante foi ter subido alguns degraus com relação à última edição.

“Eu gostei muito, apesar de ter tido uma falha na fita. Eu entrei me cobrando muito por causa da minha última apresentação no aparelho em Kazan, na Copa do Mundo, que obtive uma nota alta. Entrei pensando que tinha que acertar tudo e acabei errando no finalzinho. Mas, nas maças, já entrei bem mais tranquila e consegui fazer a série muito melhor. Estou saindo satisfeita daqui hoje. Só de ter subido a classificação do último campeonato no geral, para mim já é uma vitória, ainda mais depois de ficar três meses em recuperação de uma cirurgia no pé”, ressaltou a ginasta.

Ela, que foi a representante brasileira no individual nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, já tem muitos planos para este novo ciclo que se inicia. “Temos três anos para a caminhada deste novo ciclo. Quem sabe subindo um pouco a cada ano, em 2020 seja possível chegar a uma final. Já vimos que é possível”, disse Natália, que foi bastante aplaudida e procurada por fãs italianos. “Depois das Olimpíadas o reconhecimento pelo meu trabalho cresceu muito, inclusive de pessoas aqui da Itália. Muita gente nas redes sociais. Isso é muito legal.”

Para Karine, a experiência de disputar o primeiro Mundial da carreira foi indescritível e também um grande aprendizado, conforme destaca a ginasta. Hoje, ela somou 13,250 nas maças, e 11,725 na fita. Ontem, quando teve a responsabilidade de abrir o campeonato, fez 10,100 no arco e 12,850 na bola. No Individual Geral foi a 65ª, com 47,925 no total.

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

“Foi uma experiência incrível. Acho que é o sonho de toda atleta participar de um Mundial e representar seu país. É claro que foi minha primeira vez e tive erros, mas é errando que se aprende. Aqui estou olhando muitas ginastas que para mim são uma inspiração e estou aprendendo muito com isso. As primeiras apresentações não foram muito boas. Eu fui a primeira a me apresentar e isso não é fácil. O nervosismo é difícil de controlar. Mas hoje já estava mais tranquila e confiando que se estou aqui é porque mereço e sou capaz”, apontou.

Amanhã, serão realizadas as finais do individual geral e, no sábado (2) e domingo (3), as competições do conjunto. As Seleções se apresentam duas vezes com as séries de cinco arcos, e três bolas e duas cordas.

Programação Mundial de Pesaro – Individual 
*Horário de Brasília

Sexta-feira (1)
10h15 às 15h55 – Final Individual Geral
16h às 16h20 – Premiação Individual Geral

Sábado (2)
10h30 às 16h – Competição geral conjunto
16h às 16h20 – Premiação all around conjunto

Domingo (3)
9h às 9h40 – conjunto cinco arcos – final
9h45 às 10h25 – conjunto três bolas e duas cordas – final
10h25 – Premiação por aparelhos conjunto
10h45 – Gala/Cerimônia de encerramento

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ginástica Rítmica