Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Conjunto estreia no Mundial em busca de vaga nos Jogos

Encerrada a participação do Individual, chegou a vez dos Conjuntos se apresentarem no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica que está sendo realizado em Baku

Divulgação/CBG

Encerrada a participação do Individual, chegou a vez dos Conjuntos se apresentarem no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica que está sendo realizado em Baku, no Azerbaijão. A seleção brasileira entra na competição neste sábado (21), na Arena Nacional de Ginástica (MGA), a partir das 9h46 (horário de Brasília).

A equipe do Brasil entra no Mundial de Ginástica Rítmica motivada pelas boas notas obtidas em suas participações nas Copas do Mundo de Kazan, na Rússia, e Portimão, em Portugal, além da possibilidade de sair de lá com uma vaga para a Olimpíada de Tóquio-2020.

Estarão em jogo em Baku cinco vagas diretas para a Olimpíada. Como os três países já classificados pelo Mundial do ano passado (Rússia, Itália e Bulgária) são favoritos a ficarem entre os cinco melhores conjuntos no geral – soma das notas das séries de cinco bolas e mista – a zona de corte para a classificação olímpica pode contemplar até os oito primeiros colocados no geral. Que pode se estender para o nono lugar, caso o Japão também termine entre os oito.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Em Kazan o conjunto brasileiro alcançou na prova das cinco bolas a maior nota na história de uma equipe do país na modalidade, 25,950. Terminou a competição em 9º lugar à frente de México e Estados Unidos, os principais rivais na briga pela vaga olímpica. Em Portimão, as meninas brasileiras foram à final da prova mista (três arcos e dois pares de maças), alcançado a nota 25,900 e ficando em quinto lugar neste aparelho.

Diante deste cenário, Camila Ferezin, treinadora do conjunto e coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), acredita que sua equipe chegará pronta para a competição deste sábado. “A gente fez a melhor preparação possível. Que bom que pudemos participar de várias Copas do Mundo e assim preparar as meninas para estarem aqui no ápice da performance”, disse a técnica brasileira.

O modelo da competição, com as duas séries para a definição da classificação geral sendo realizadas em um intervalo de pouco mais de meia hora entre uma e outra também será um desafio extra a ser superado neste sábado, segundo Camilla Ferezin.

“Será um momento de muito estresse, pois são duas coreografias bem difíceis e pouco tempo entre cada apresentação. É um desafio, mas será igual para todos os Conjuntos e nos últimos treinos em Baku a gente já vinha preparando a equipe desta forma. Assim, em 48 minutos estarão prontas na quadra novamente”, explica Camila.

A capitã do Conjunto, Deborah Medrado, vive a expectativa de disputar seu primeiro Mundial, depois de ter ficado como reserva em 2018, pois estava lesionada. “Bastante ansiosa, até porque será a competição mais importante do ano para nós, pois vale uma vaga olímpica. Nos preparamos muito, treinamos bastante em Baku, conseguimos nos adaptar ao fuso horário, clima, ginásio, enfim estamos prontas para entrar em quadra, cravar as séries e sair daqui com a vaga para Tóquio”, disse Deborah.

Programação do Mundial de Ginástica Rítmica

Sábado (21) – Qualificação Conjunto

9h46 – Cinco Bolas
10h38 – Mista (3 arcos e 2 pares de maças)
Domingo – Finais Conjunto
7h30 – Final Cinco Bolas
8h15 – Final Mista (3 arcos e 2 pares de maças)
Obs: Horário de Brasília

Seleção brasileira em Baku

Conjunto
Beatriz Linhares
Camila Rossi
Deborah Medrado
Nicole Pírcio
Vitória Guerra
Reservas
Maria Eduarda Arakaki
Maiara Cândido

Treinadoras
Camila Ferezin (Conjunto)
Bruna Martins (Auxiliar-técnica do Conjunto)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ginástica Rítmica