Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Após o Pan, Ginástica Rítmica vai a Kazan de olho no Mundial

Ginastas brasileiras iniciam participação em competição na Rússia, que também será preparatória para o Mundial de Baku (AZE)

Seleção brasileira de ginástica rítmica

Após conquistar cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, a seleção brasileira de ginástica rítmica disputa a partir de sexta (30) a etapa de Kazan, na Rússia, da Copa do Mundo da modalidade. Natalia Gáudio e Barbara Domingos competem na individual. Nos conjuntos estão Beatriz Linhares, Camila Rossi, Deborah Medrado, Nicole Pírcio e Vitória Guerra.

A etapa de Kazan da Copa do Mundo é a penúltima antes do Mundial de ginástica rítmica, marcado para começar no dia 16 de setembro, em Baku, no Azerbaijão. A última está prevista para ocorrer em Portimão, Portugal.

Em Kazan, a competição será aberta na sexta-feira com as qualificatórias do arco e da bola no individual. Um total de 58 ginastas buscarão o título geral e vagas nas finais por aparelho.

Medalha de prata na prova da fita no Pan de Lima, Barbara Domingos iniciará sua participação a partir das 5h45 (Brasília) integrando o grupo B. Será a quarta a se apresentar. Natalia Gáudio, bronze no Individual Geral nos Jogos Pan-Americanos, está no grupo C, cujas apresentações começarão às 7h30. Ela será a 16ª a entrar em quadra.

Ainda na sexta-feira, será realizada a primeira apresentação dos conjuntos. Um total de 16 equipes participa da etapa de Kazan da Copa do Mundo de ginástica rítmica com as apresentações iniciando a partir das 11h10. O time brasileiro, que levou três medalhas em Lima, entre elas o ouro na prova mista, será o décimo a se apresentar, na prova das cinco bolas.

No sábado (31), as duas últimas qualificatórias no individual, maças e fita, com Barbara Domingos competindo a partir das 5h45 e Natalia às 7h30. A segunda apresentação do conjunto, a prova mista (três arcos e dois pares de maças), começará às 10h45. Caso avancem para as finais, as brasileiras competirão no domingo (1º), a partir das 6h.

Olho no Mundial de Ginástica Rítmica

Para as ginastas do individual, a etapa da Copa do Mundo de Kazan será uma espécie de virada de chave visando o Mundial. “O Pan de Lima foi um marco na carreira da Natalia, tanto pessoal quanto do ponto de vista competitivo. Mas as comemorações já terminaram e o foco é outro”, disse a treinadora Monika Queiroz, que encara o período pré-mundial como fundamental para acertar os detalhes finais. “Este código de notas é mutante, por isso sempre temos o que evoluir. Com certeza teremos novidades nas séries dela até Baku”, afirmou.

Segundo Marcia Naves, treinadora de Barbara Domingos, a campanha em Lima foi uma experiência única para sua atleta. “Ela chega para esta Copa do Mundo com mais bagagem e motivada. O Pan foi uma experiência única para ela. Neste pouco tempo entre os dois campeonatos, trabalhamos para acertar algumas falhas que ocorreram no Peru e aperfeiçoar ainda mais os movimentos”, afirmou, reforçando que o objetivo para as próximas duas competições é de dar experiência e confiança para Barbara Domingos antes do Campeonato Mundial.

Para Camila Ferezin, treinadora do conjunto e coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a participação do time brasileiro tanto em Kazan quanto em Portimão serão fundamentais para uma boa campanha no Mundial. “Naturalmente a cada competição, o entrosamento e a evolução do grupo são visivelmente melhores. Estas competições servirão ainda para acertarmos detalhes das coreografias, porque após o Pan de Lima, aumentamos mais de um ponto na dificuldade de cada série. Então vamos testar estes novos elementos nestes campeonatos”, disse Camila, que trouxe para estas duas etapas mais duas ginastas como reservas, Maria Eduarda Arakaki e Maiara Candido.

“Temos um time forte e acrescentamos as duas ginastas reservas que estão prontas para qualquer eventualidade. Quatro semanas é um período muito longo fora do país, ainda mais por serem competições importantes que antecedem este Mundial, que também é um pré-olímpico para Tóquio. Devemos estar preparados para tudo”, disse Camila, ressaltando que o período de concentração será importante também para a adaptação ao fuso horário e para que as atletas busquem chegar em sua melhor forma no Mundial.

Programação da Copa do Mundo de Kazan

Dia 30 (sexta-feira)
5h45 – qualificatória individual (arco e bola) – Barbara Domingos
7h30 – qualificatória individual (arco e bola) – Natalia Gáudio
11h10 – qualificatória 5 bolas – Conjunto

Dia 31 (sábado)
5h45 – qualificatória individual (maças e fita) – Barbara Domingos
7h30 – qualificatória individual (maças e fita) – Natalia Gáudio
10h45 – qualificatória 3 arcos e 2 maças – Conjunto

Dia 1º/9 (domingo)
6h – final individual – arco
6h30 – final individual – bola
7h – final Conjunto – 5 bolas
8h – final individual – maças
8h30 – final individual – fita
9h – final Conjunto – 3 arcos e 2 maças

Obs: Horário de Brasília

Ginástica Rítmica do Brasil na Copa do Mundo de Kazan

Individual
Barbara Domingos
Natalia Gáudio

Conjunto
Beatriz Linhares
Camila Rossi
Deborah Medrado
Nicole Pírcio
Vitória Guerra
Reservas
Maria Eduarda Arakaki
Maiara Candido

Treinadoras
Camila Ferezin (Conjunto)
Marcia Naves (Individual)
Monika Queiroz (Individual

Fisioterapeutas
José Nivaldo Andrade
Paulo Ricardo Pereira

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ginástica Rítmica