Siga o OTD

Pan 2019

Seleção de Ginástica Rítmica é definida para Lima

A Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica foi definida para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A treinadora e Coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Camila Ferezin, selecionou as ginastas Deborah Medrado, Camila Rossi, Nicole Pircio, Vitória Guerra e Beatriz Linhares.

Natália Gaudio e Bárbara Domingos já estavam selecionadas para representar o Brasil na competição individual. O embarque da equipe será no próximo sábado (27).

Para a equipe do Conjunto, o Pan de Lima terá uma importância especial. As meninas brasileiras tentarão manter a hegemonia continental do país nos Jogos. Desde Winnipeg-1999 o Brasil conquistou todas as medalhas de ouro da prova geral por equipe. No Canadá, inclusive, foi quando ocorreu o primeiro ouro da Ginástica Rítmica brasileira.

“A conquista de Winnipeg foi muito marcante. Ela foi a precursora, a que abriu as portas. As pessoas não conheciam a GR e de repente, depois daquele Pan, fomos destaque na televisão em rede nacional, com entrevistas e programas falando e mostrando a GR. Depois daquela conquista, o mundo passou a respeitar o Brasil. Para mim é uma grande alegria e emoção fazer parte dessa história. Temos uma tradição conquistada com muito esforço e trabalho, e é por isso que seguimos nessa luta. São 20 anos entre atleta, assistente técnica e treinadora, uma vida dedicada à GR do Brasil”, disse Camila Ferezin, que era uma das integrantes da equipe.

A treinadora brasileira também avaliou o desempenho do time brasileiro ao longo da temporada, que confirmou a hegemonia na América do Sul em junho, vencendo o Campeonato Sul-Americano. O Conjunto do Brasil também teve ótimas performances na etapa da Copa do Mundo de Guadalajara (ESP), em maio, alcançando duas finais.

“Acredito que estamos chegando bem preparadas. Nos últimos tempos a equipe evoluiu bastante, elas estão conseguindo executar as séries, que estão bem difíceis, sem cometer falhas. A GR muda a cada dia, e maiores são as exigências. Nossas coreografias de 2019 tem um grau de dificuldade nunca antes realizado, todas as colaborações com muitos critérios para somar à nota final, e isso termina exigindo mais da equipe, mas sinto que elas estão prontas na hora certa para executar as séries. Agora é trabalhar a parte emocional do grupo para ganhar mais confiança e executar as séries como estão executando no treinamento”. avaliou Camila.

Programação

Confira a programação da Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos de Lima (horários de Brasília):
2/8 – Classificatória individual Arco e Bola (15h); classificatória de Conjuntos/ 5 Bolas (17h30)
3/8 – Classificatória individual Maças e Fita e final do Individual geral (15h); classificatória Conjunto/prova mista e final Geral (17h30)
4/8 – Finais individuais por aparelho: Arco e Bola (18h); Final de Conjunto/ 5 Bolas (20h)
5/8 – Finais individuais por aparelho: Maças e Fita (15h); Final de Conjunto/prova mista (17h)

As convocadas

Individual

• Natália Gaudio
• Bárbara Domingos

Conjunto
• Deborah Medrado
• Camila Rossi
• Nicole Pircio
• Vitória Guerra
• Beatriz Linhares

Treinadoras
• Camila Ferezin (Conjunto)
• Monika Queiroz (Individual)

Mais em Pan 2019