Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Brasil se garante em duas finais no Pan-Americano juvenil

O Brasil começou bem sua participação no Campeonato Pan-Americano juvenil de ginástica rítmica, que está sendo disputado em Monterrey, no México ao garantir a classificação para as finais da corda com Maria Eduarda Moraes Pereira e da bola com Mariana Vitória Gonçalves Pinto.

Três brasileiras disputaram o primeiro dia de eliminatórias do Campeonato Pan-Americano. Na corda, Maria Eduarda Moraes Pereira conseguiu 12,750 e ficou com a nona colocação geral, mas, como apenas duas atletas por país podem avançar entre as oito finalistas, a brasileira se classificou em sétimo lugar. Ana Luísa Passos Neiva, com 11,600, e Mariana Vitória Gonçalves Pinto, com 10,550, ficaram, respectivamente, em 14º. e 15º. lugar.

Se ficou fora da final da corda, Mariana Vitória Gonçalves Pinto deu a volta por cima na bola. Com a nota de 14,050, ela terminou na décima colocação geral, mas avançou para a final em oitavo pela regra que não deixa mais de duas atletas do mesmo país entrarem na disputa por medalha. Apenas uma posição atrás da companheira de Seleção Brasileira ficou Maria Eduarda Moraes Pereira, com 13,600. Ana Luisa Passos Neiva ficou em 14º. com 12,650.

As três ginastas brasileiras voltam a competir nesta sexta-feira em mais dois aparelhos: maças e fita. No individual geral, que soma todas as notas obtidas nos aparelhos, a melhor brasileira no primeiro dia foi Maria Eduarda Moraes Pereira, que ocupa a oitava colocação com 26,350. Mariana Vitória Gonçalves Pinto é a 11ª. com 24,600 e Ana Luisa Passos Neiva é a 13ª. com 24,250. A grande estrela do torneio, por enquanto, é a canadense Michel Vivier, que lidera a competição em todos os aparelhos e também no individual geral.

A soma das notas das ginastas brasileiras deixou o país na quarta colocação por equipes com 75,200, atrás de Canadá, Estados Unidos e México. Já na disputa por conjunto, na apresentação de cinco aros, o Brasil somou 16,350 e ficou na terceira colocação, atrás das líderes mexicanas, que somaram 19,250, e dos Estados Unidos, que terminaram com 16,600.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Rítmica