Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Natália Gaudio e Barbara Domingos: foco em Lima e Baku

Atletas da Ginástica Rítmica já fazem sua preparação visando a Olimpíada de Tóquio-2020

Ricardo Bufolin/CBG

A temporada de 2019 será repleta de desafios para dois destaques da Ginástica Rítmica Brasileira. Natália Gaudio e Barbara Domingos já estão em ritmo forte de preparação para chegarem bem em todas as competições do calendário. Mas as duas já elegeram o Pan-Americano de Lima e o Mundial de Baku, no Azerbaijão, como seus grandes objetivos em 2019.

Um dos principais nomes da Ginástica Rítmica Individual do Brasil – foi eleita a melhor do ano na modalidade na última edição do Prêmio Brasil Olímpico –, a capixaba Natália Gaudio está na reta final para finalizar o planejamento da temporada de 2019, ao lado da treinadora Monika Queiroz.

“Estamos na fase de confirmação das competições que iremos participar, mas no geral, estamos colocando como principais metas as participações no Pan-Americano de Lima e no Campeonato Mundial de Baku”, afirmou Natália.

Sobre o Pan de Lima, que acontecerá de 26 de julho a 11 de agosto (GR de 02 a 05/08), a ginasta explica que a intenção é buscar uma medalha inédita para ela. “Vou com força total para conseguir uma medalha em Lima, seria um sonho para minha carreira”, explicou Natália.

Ela também está focada em melhorar seu desempenho no Campeonato Mundial de Baku (AZE), entre os dias 16 e 22 de setembro. Em 2018, no Mundial realizado em Sofia (BUL), Natália Gaudio alcançou o 24º lugar na fita e terminou a competição entre as 48 melhores colocadas no individual geral da competição.

“Pretendo melhorar este ranking no Mundial, que também será classificatório para a Olimpíada de Tóquio-2020”, afirmou a ginasta, que ainda coloca em sua lista de prioridades para a temporada melhorar seus resultados nas etapas de Copas do Mundo.

“Em 2018, tivemos um resultado incrível, com o quarto lugar na final da fita na Copa do Mundo de Portimão (POR), um feito inédito para a Ginástica Rítmica do Brasil. Por tudo isso, estamos com grandes expectativas para a temporada de 2019”, disse Natália.

Barbara Domingos também trabalha com a expectativa de ter pela frente um ano bastante agitado. “Estou com grandes expectativas para este ano. A minha preparação começou bem forte, pois já tenho uma competição em abril. Eu e minha treinadora, Márcia Naves, mudamos muitas coisas em cada série, até porque teremos competições fortes, como o Pan de Lima e o Campeonato Mundial, que será classificatório para a Olimpíada. O fato de ser um ano pré-olímpico faz com que todos fiquem ainda mais focados”, afirmou Barbara.

Ela ressalta ainda, a importância de todas as competições que participou em 2018 para que seu desempenho nesta temporada seja ainda melhor. “Os resultados que obtive no ano passado vão me ajudar muito este ano, em que irei implementar muitas mudanças na minha série. Acho que será uma grande temporada”, disse Barbara.

Mais em Ginástica Rítmica