Siga o OTD

Ginástica Artística

Santos recebe estrelas para o Brasileiro de Especialistas

Osvaldo F./Contrapé

CBG  premiará os melhores ginastas do Brasil por aparelhos; o público que for à Arena Santos ainda poderá acompanhar a final do Brasileiro de Clubes, confirmada para agosto

A cidade de Santos, em São Paulo, vai receber o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística de Especialistas (por aparelhos), de 15 a 18 de agosto, e também a final do Brasileiro Caixa de Clubes (por equipe), no dia 19 – este evento foi adiado do dia 24 de junho por causa de um incidente que causou falha na energia elétrica no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib de São Bernardo do Campo.

Os dois torneios serão realizados na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Matias) com ginastas como o campeão olímpico Arthur Zanetti, ouro em Londres/2012 e prata no Rio/2016, nas argolas, o medalhista olímpico Arthur Nory, bronze no solo, e o finalista olímpico Francisco Barretto, 5º na barra fixa, ambos nos Jogos Rio/2016.

No naipe feminino, o público poderá ver a apresentação de estrelas como Daniele Hypólito, a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um Mundial e a disputar cinco Olimpíadas, Flávia Saraiva, 5ª na trave no Rio/2016, e Thais Fidélis, 4ª no solo no Mundial de Montreal/2017.

A Federação Paulista de Ginástica (FPG) é a organizadora dos eventos da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que em 2018 têm São Paulo como sede. “Estamos muito felizes por receber a CBG e os melhores ginastas do país para competir aqui, diante do público de São Paulo, em Santos, num ginásio que já recebeu eventos como o meeting internacional e a gala”, afirma Roseane Zanetti, presidente da FPG.

A CBG confirmou, por meio do boletim informativo 001/2018, enviado por sua Secretaria Técnica, que as provas da Final por Equipes do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística Adulto serão no dia 19 de agosto, domingo, aproveitando a estrutura e a logística montada para o Brasileiro de Especialistas, de quinta-feira a sábado, 15 a 18/8. O programa ainda é provisório.

Os clubes classificados para disputar a final por equipe na ginástica artística masculina são: Esporte Clube Pinheiros (ECP), Minas Tênis Clube (MTC), SERC Santa Maria (SERC) e Grêmio Náutico União (GNU) Ginástica. E na ginástica artística feminina: Clube de Regatas Flamengo (CRF), Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN – PR), ADC São Bernardo do Campo e Grêmio Náutico União (GNU).

Na premiação do individual geral do Brasileiro adulto por Equipe os destaques foram os campeões Francisco Barretto (81.400), do Esporte Clube Pinheiros, e Daniele Hypólito (54.400), da ADC São Bernardo.

No Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Infantil, concluído no dia 23/6/2018, o Pinheiros teve hegemonia no pódio e foi o campeão por equipe masculino (404.750) e feminino (536.775). Também os paulistas Campineiro de Regatas (3º colocado no feminino, com 373.075), SERC/Santa Maria, de São Caetano (2º colocado no masculino, com 520.050) e Centro Olímpico (3º colocado no masculino, com 498.725) mostraram que têm trabalho de formação. O Flamengo (2º colocado no feminino, com 400.675) completou o pódio por equipe da categoria Infantil.

Mais em Ginástica Artística