Siga o OTD

Ginástica Artística

Chico Barreto e Fabiane Brito ficam em 8º na American Cup

Divulgação

Na American Cup, competição de individual geral, o brasileiro Francisco Barreto tem atuação discreta e termina no oitava lugar. Fabiane Brito deixa competição com dor no joelho.

Neste sábado, Francisco Barreto e Fabiane Brito representaram o Brasil na American Gym,  uma das mais importantes competições de individual geral de ginástica artística do mundo, a American Cup, em Chicago, nos Estados Unidos. Ambos os ginastas terminaram na oitava colocação.

Finalista na Rio 2016 na barra fixa, Chico Barreto fez seu retorno em competições após uma lesão nas costas. O brasileiro somou 78.823 pontos. Ele fez 12.7009 no solo, 13.4665 no cavalo com alças, 13.3009 nas argolas, 13.6669 no salto, 13.5006 nas paralelas e 12.2007 na barra fixa. Seu melhor aparelho foi no cavalo, com a quinta melhor parcial.

Para o técnico e chefe de delegação, Hilton Dichelli, foi um bom resultado em um campeonato de altíssimo nível, que contou com a presença de atletas de destaque internacional. “O mais importante foi o retorno do Chico à fazer seis aparelhos, que ele não competia desde o Brasileiro por equipes do ano passado. O nível da ginástica está muito alto. Os atletas estão se esforçando para realizar movimentos bastante difíceis e as chances de erros acontecem. O principal foi o retorno e saber que ele está apto para fazer uma boa temporada. Os resultados vão aparecer, mas só depois do nosso trabalho. Estamos iniciando com o pé direito. Foi uma participação com atletas de renome e com um nível muito alto. Uma experiência importante para chegarmos no Brasil e sabermos o que precisamos para encarar esse ano todo de competições”, analisou.

O título ficou com o americano Yul Moldauer (85.964), seguido pelo britânico James Hall (83.297) e pelo ucraniano Petro Pakhniuk (83.064).

Fabiane Brito, com apenas 15 anos, disputou apenas o salto, primeiro aparelho, somando 14.233. Esta foi a estreia da jovem na Seleção Brasileira Adulta. Após o salto, ela sentiu o joelho esquerdo e deixou a disputa. “A Fabiane sentiu um incômodo no joelho. Fizeram uma avaliação e, por enquanto, não sabemos o que foi, mas por precaução, por não saber a gravidade da lesão, tivemos que retirá-lo da competição”, explicou Hilton

O pódio foi formado pela americana Morgan Hurd (56.599), a japonesa Mai Murakami (55.633) e a americana Maile O’Keefe (54.365). 

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, outros ginastas treinam visando seletivas para a Seleção Brasileira. As avaliações ocorrem na próxima sexta-feira e definem atletas para as Seleções adulta e juvenil.

Mais em Ginástica Artística