Siga o OTD

Ginástica Artística

Arthur Zanetti e Caio Souza vão à final do Mundial

Com queda no último aparelho, Brasil fica em sétimo por equipes
Ricardo Bufolin - CBG

Arthur Zanetti e Caio Souza avançam à final do Mundial de Ginástica Artística. Arthur Nory fica para trás. 

 Medalhista nas argolas em 2016, Arthur Zanetti se classifica no limite à final do Mundial de Montreal . Reserva no Rio, Caio Souza também avança no individual geral.

Depois de erro na saída das argolas, Zanetti teve nota para se classificar em 8º. Mas não antes de esperar por duas horas, e alguns outros atletas, para obter essa confirmação. Sua nota de 14,700 foi suficiente para avançar e apesar da tensão, manter vivo o sonho de mais um Mundial e uma possível quarta medalha. Em entrevista, Zanetti não aprovou sua série: “No geral a série foi muito ruim. Não gostei. Estou zero satisfeito.”

 “O objetivo de chegar à final foi alcançado. Agora vamos ver o que precisaremos fazer para a final”, disse o campeão olímpico ao fim do dia de competição.

 Outro brasileiro na competição, Caio Souza conseguiu se classificar no individual geral já que somou 81, 584 pontos em todos aparelhos. Bem nos seis aparelhos, mas ótimo no salto (14,883), argolas (14,200) e barras paralelas (14,433), está na primeira final de Mundial de sua carreira. Reserva nos Jogos do Rio, deu um passo largo rumo à Tóquio 2020.

“Estou 98% satisfeito, tive uma queda na barra, mas estamos sujeitos ao erro, e estou feliz com minha competição. Esse é meu segundo Mundial, minha primeira final, agora vamos avaliar o que precisa melhorar para quinta-feira”, analisou Caio confiante para as finais.

Caio Souza nas Argolas / Ricardo Bufolin – CBG

 Já Arthur Nory, não conseguiu avançar de fase. Passou perto no solo, aparelho no qual ganhou o bronze no Rio. Quase se classificou também na barra fixa, teve execução muito boa mas pecou na dificuldade, sua nota de 13,866 não foi suficiente para chegar às finais.

“A competição não foi boa para mim. Vinha com uma expectativa maior, sabia que tinha chance e não foi dessa vez. Agora é voltar para casa, treinar, o ciclo está apenas começando. Deu para ver como estão os árbitros. Eles estão observando muito a execução com dificuldade. Quero aumentar minha série, dificultar. Se quiser chegar a uma final, não adianta mais fazer uma série simples e bem executada que eles também não vão dar. É preciso dificultar e fazer uma boa execução. Dá para fazer agora um bom planejamento, agora que estou bem do ombro e do tornozelo, fazer uma preparação ainda melhor, uma carga de treino com volume maior”, declarou Nory.

As finais do campeonato têm início na quinta-feira (5) com o individual geral masculino. Caio será o primeiro a competir. A decisão está marcada para às 20h (horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV 4. No sábado (7), Zanetti se apresenta nas finais das argolas, à partir das 14h (SporTV 3).Feminino – Nesta quarta-feira (4), Thaís Fidelis faz as classificatórias. Ela será a única atleta da ginástica feminina na competição, já que Rebeca Andrade não irá mais competir por conta de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito durante o aquecimento para o treino de pódio no domingo. Leia o comunicado:

Thaís irá se apresentar em todos os aparelhos em busca de uma vaga nas finais do individual geral, que serão na sexta-feira (6). Este é o primeiro Mundial da jovem atleta de apenas 16 anos.

Programação
*Horário de Brasília

Quarta-feira (4)
Qualificatória feminina
14h – subdivisão 3
17h – subdivisão 4
20h – subdivisão 5 (Brasil)

Quinta-feira (5)
19h20 – Apresentação Cirque du soleil
20h – Final individual masculino (Caio Souza)

Sexta-feira (6)
19h20 – Apresentação Cirque du soleil
20h – Final individual geral feminino

Sábado (7) 
14h – Final por aparelhos
Masculino – solo, cavalo com alças e argolas (Arthur Zanetti)
Feminino – salto e barras assimétricas

Domingo (8)
14h – Final por aparelhos
Masculino – salto, paralelas e barra fixa
Feminino – trave e solo

Mais em Ginástica Artística