Siga o OTD

Ginástica Artística

Com Arthur Zanetti, Brasil estreia no Pan de especialistas

A partir desta quinta-feira (10), o Brasil vai em busca de medalhas no Pan-Americano de especialistas de Ginástica Artística, em Lima, no Peru. A equipe viajou ao País com quatro ginastas: Arthur Zanetti, Jared Azzarini e Caio Souza no masculino, e Carolyne Pedro no feminino. O primeiro dia está reservado para as classificatórias. Nesta quarta-feira (9), os atletas passaram pelo treinamento de pódio.

Os atletas da artística masculina competem no solo, cavalo com alças e argolas, enquanto a feminina no salto e assimétricas pela manhã. Já à tarde será a vez do salto, paralelas e barra fixa para os homens e trave e solo para as meninas.

Zanetti, o mais experiente dos atletas brasileiros no Pan-Americano de especialistas, irá competir no solo e no salto. Caio fará cavalo, argolas, paralelas e barra fixa, e Jared estará no solo, cavalo, salto, paralelas e barra fixa. Carolyne competirá nas assimétricas, solo e trave.

Arthur Zanetti acredita em um campeonato equilibrado entre os países do continente. “Precisamos nos sair bem porque faz parte da preparação para o Mundial. Com certeza, será um campeonato forte”, disse o atleta, que não irá competir nas argolas, aparelho no qual conquistou duas medalhas olímpicas, por sentir dores no ombro durante o Brasileiro de Ginástica Artística, realizado até domingo, em São Paulo (SP).

A definição dos ginastas que integraram a equipe no Pan-Americano de especialistas foi feita por meio de uma seletiva realizada no Centro de Treinamento de São Bernardo do Campo (SP) no mês passado. Com formato de competição, os atletas precisaram atingir notas específicas para conquistarem uma vaga. O sistema adotado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) neste ciclo olímpico visa deixar a escolha o mais clara e justa possível.

Programação

Quinta-feira (10)
Manhã – classificatórias – GAF (salto e assimétricas) e GAM (solo, cavalo com alças e argolas)
Tarde – classificatórias – GAF (trave e solo) e GAM (salto, paralelas e barra fixa)

Sexta-feira (11)
Tarde – finais – GAF (salto e assimétricas) e GAM (solo, cavalo com alças e argolas)

Sábado (12)
Tarde – finais – GAF (trave e solo) e GAM (salto, paralelas e barra fixa)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Artística