Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginasta pioneiro e tricampeão mundial morre aos 64 anos

Kurt Thomas foi o primeiro homem campeão mundial de ginástica artística dos Estados Unidos

Kurt Thomas - Ginástica Artística - Ouro
Kurt Thomas tinha 64 anos (USA Gymnastics)

Primeiro homem campeão mundial de ginástica artística dos Estados Unidos, Kurt Thomas morreu na última sexta-feira (5) aos 64 anos de idade após sofrer um derrame. O tricampeão mundial sofreu um derrame no dia 24 de maio, causado por uma ruptura de uma artéria no tronco cerebral, mas não resistiu.

“Perdi meu universo, meu melhor amigo e minha alma gêmea de 24 anos. Kurt viveu sua vida ao extremo, e eu sempre terei a honra de ser sua esposa”, disse sua esposa, Beckie, de acordo com a “International Gymnast Magazine”.

+Chico Barretto vibra com treinos junto aos atletas mais novos

Depois de competir na Olimpíada de Montreal-1976, Kurt Thomas se tornou o primeiro homem estadunidense a ganhar uma medalha de ouro nos campeonatos mundiais, conquistando o título no solo em 1978.

À época, o ginasta relatou que houve um atraso na cerimônia de premiação porque o hino dos EUA não estava à mão, dada a falta de sucesso do país no esporte até então.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Kurt Thomas foi nomeado para o Hall da Fama da Ginástica dos EUA em 1990 e, em 2003, foi introduzido no Hall da Fama da Ginástica Internacional. Conhecido por suas habilidades originais, ele ganhou um total de sete medalhas mundiais, incluindo três de ouro, durante sua carreira.

Personalidades lamentam

Um dos maiores nomes da ginástica artística, Nadia Comaneci lamentou o falecimento do colega nas redes sociais. “Todos nós da família da ginástica ficamos tristes, chocados e arrasados ​​com a morte de um de nós. Amor à família. Descanse em paz Kurt Thomas”.

O marido de Nadia e campeão olímpico, Bart Conner também lamentou a morte de Kurt. “Kurt Thomas era um rival feroz, que se tornou um amigo querido. Orgulhoso por ter sido seu companheiro de equipe. Enviando abraços para sua esposa Beckie, seus filhos, Hunter, Kassidy e Kurt, bem como para toda a comunidade de ginástica, que perdeu hoje um verdadeiro pioneiro”.

E por fim, a CEO da USA Gymnastics, Li Li Leung, se juntou nas homenagens a Kurt. “Estamos profundamente tristes com a morte de Kurt Thomas. Kurt foi um dos ginastas mais inspiradores e influentes da história de nosso país e fará, assim, muita falta para toda a nossa comunidade. Nossos pensamentos permanecem com a família Thomas durante este momento difícil”.

Mais em Ginástica Artística