Siga o OTD

Tóquio 2020

Federação de ginástica atualiza formato da classificação olímpica

Limite para os atletas se classificarem para os Jogos foram estendidos até junho de 2021 e idade mínima para a participação segue a mesma; Rússia celebra notícia

FIG anuncia atualizações no sistema de classificação olímpica (Instagram/figymnastics)

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) publicou nesta quinta-feira (4) as atualizações feitas no sistema de classificação da ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

A nova versão foi aprovada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e segue os principais critérios que já haviam sido estabelecidos. O adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021 e de uma série de competições por conta do coronavírus forçaram a FIG a realizar ajustes. As principais modificações são relacionadas a:

  • Extensão do período de classificação olímpica até 21 de junho de 2021. Essa extensão de período possibilitará a realização das Etapas da Copa do Mundo e competições continentais que não puderam ocorrer no primeiro semestre de 2020 por conta da pandemia
  • A idade mínima necessária para se competir nos Jogos Olímpicos em 2021 seguirá a mesma seguida hoje e baseada no artigo 5.2 do Estatuto da FIG.

“Estamos felizes em poder, ao lado do COI, atualizar o sistema de classificação olímpica com a intenção de assegurar aos atletas as oportunidades de classificação para os Jogos se manterão intactas, além de incentivá-los a seguir em preparação para o maior evento de suas carreiras esportivas,” disse o presidente da FIG, Morinari Watanabe.

A entidade afirma que segue em contato com as confederações continentais a fim de encontrar novas datas para realizar as competições adiadas. Até o fim de 2019, boa parte das 324 vagas olímpicas da ginástica já haviam sido conquistadas.

Rússia comemora

Um dos países que mais celebrou o anúncio da FIG, em especial a manutenção das idade limites para a participação dos jogos, foi a Rússia. Isso porque três atletas de muito destaque no último Campeonato Mundial Júnior que não teriam atingido para participar dos Jogos Olímpicos em 2020 e agora poderão defender o país em Tóquio no ano que vem.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou atualizações no sistema de classificação olímpica da ginástica artística, rítmica e de trampolim
Equipe russa no Mundial Júnior em 2019. Atletas poderão competir Em Tóquio no ano que vem

Elena Gersamimova, Viktoria Listunova e Vladislava Urazova conquistaram nove das 18 medalhas possíveis no último Campeonato Mundial Júnior de ginástica artística, realizado em 2019, na Hungria.

Dessas, cinco foram de ouro. O trio russo terá 16 anos completados em 2021, podendo assim estrear nos Jogos Olímpicos, caso consigam a vaga.

Mais em Tóquio 2020