Siga o OTD

Ginástica Artística

Thais Fidélis conquista título nacional aos 16 anos de idade

Após um primeiro dia de classificatórias, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística teve seu dia de finais neste domingo, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Na competição foi disputado o título de individual geral, onde no feminino Thais Fidélis, em sua primeira competição na categoria adulta conquistou o título e Caio Souza chegou ao bicampeonato. Na disputa por equipes Pinheiros e Cegin foram os campeões.

No feminino o Cegin fez a dobradinha com Thais Fidélis, em primeiro e Fabiane Brito em segundo. Expoente da nova geração da modalidade, Thais, de 16 anos, chegou ao título em sua primeira competição na categoria adulta e vê com otimismo a participação no Mundial, que será em setembro no Canadá. “É meu primeiro campeonato como adulta, eu estou muito feliz com o resultado, é fruto de um trabalho meu e dos técnicos do Cegin, que sempre me fazem fazer o melhor possível para ter os resultados. Ir para a seleção é um sonho, ano passado eu estava lá e poder voltar neste ano para disputar as competições internacionais seria maravilhoso”, comentou a ginasta.

Na disputa do individual geral masculino o primeiro lugar ficou com Caio Souza, de São Bernardo, pelo segundo ano seguido. O ginasta se destacou nos dois dias de competições pelo Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, sem sofrer nenhuma queda durante todas as apresentações. Após o resultado, o atleta já se prepara para a disputa do Pan-Americano de especialistas, este mês no Peru. “Eu gostei muito da minha competição, tirando algumas coisas que eu preciso melhorar no solo e no salto, ela foi excelente. Eu consegui o bicampeonato, mas  agora é focar no Pan-Americano e no Mundial e buscar sempre a melhora. Diferente do brasileiro, no Pan-Americano eu não vou competir no solo e no salto, mas eu acredito muito no trabalho que está sendo feito na seleção, com essas novas metas e maneira de seletiva para formar a seleção, só tem a melhorar”, comentou Caio Souza.

Disputa por equipes

No disputa masculina o Pinheiros foi o campeão mais uma vez, após liderar no primeiro dia de competições, a equipe assumiu a ponta desde o primeiro aparelho e a cada rotação só via sua vantagem aumentar sobre os adversários. “Essa competição é feita de uma maneira diferenciada, não existe competição desta maneira no país, por isso os atletas estão de parabéns, foi feita uma preparação especial e um planejamento que os atletas respeitaram e acreditaram que era possível o quarto título seguido. A quantidade de resultado vem do trabalho que é feito há alguns anos, para essa temporada não perdemos nenhum atleta, dar seguimento no trabalho, ano após ano, é um diferencial. “, disse Cristiano Albino, técnico do Pinheiros.

No feminino o Cegin conquistou o título por equipes,destaque para Thais Fidélis e Fabiane Brito, que também chegaram ao pódio no individual geral. “Estou muito feliz com o resultado, fiz todas as séries da maneira como esperava, consegui encaixar tudo como eu venho treinando e ajudei a equipe na conquista do título”, comentou Thais Fidelis.

 

 

Classificação Final Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

Por equipes – Feminino

1º Cegin – 159.650

2º Esporte Clube Pinheiros – 151.050

3º Flamengo – 149.450

 

Por equipes – Masculino

1º Esporte Clube Pinheiros – 244.800

2ª São Caetano – 238.750

3º São Bernardo – 237.900

 

Individual Geral

Feminino

1º Thais Fidelis (Cegin) – 54.400

2º Fabiane Brito (Cegin) – 54.050

3º Daniele Hypólito (São Bernardo) – 53.150

 

Masculino

1º Caio Souza (São Bernardo) – 83.700

2º Francisco Barreto (Pinheiros) – 82.00

3º Lucas Bitencourt (São Caetano) – 81.200

Mais em Ginástica Artística