Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginastas da seleção brasileira de especialistas viajam para o Pan

As Seleções de Ginástica Artística Masculina e Feminina viajam nesta segunda-feira (7) para Lima, no Peru, onde irão competir no Pan-Americano por aparelhos a partir de quinta-feira (10). Os atletas que representarão o País conquistaram vaga durante seletiva realizada no mês passado, em São Bernardo do Campo (SP) e estão se dedicando muito aos treinamentos para fazer bonito.

No masculino, o Brasil contará com o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti, Jared Azzarini e Caio Souza. Já no feminino, Carolyne Pedro será a representante.

Entre os meninos, as expectativas são iguais, de trazer medalhas para o Brasil, mas cada um tem uma história diferente na competição. Arthur Zanetti é o mais experiente, porém, mesmo com o vasto currículo, o especialista nas argolas acredita que será um páreo duro. “É uma competição forte. Vai servir de preparação para o grande campeonato do ano, que é o Mundial, e esse é o principal objetivo”, apontou.

Ele também destaca a importância de um bom resultado para se manter no grupo que competirá nos principais eventos deste ano. “Temos que nos preparar para estar dentro da Seleção, bater a média das notas que a Seleção impõe e tentar nos garantirmos para o Mundial no Canadá”, acrescentou.

Vale lembrar que os atletas têm passado por avaliações constantes e por seletivas para conquistar vagas nas equipes que irão para os campeonatos internacionais deste ano. “As seletivas ajudam pelo fato de que quem estiver melhor no momento está dentro. Essa seletiva serviu para levar mesmo os melhores”, disse Zanetti, que compete a partir de amanhã no Brasileiro de GA, que está sendo realizado até domingo no Pinheiros, em São Paulo (SP).

Para Jared, esta será a estreia na Seleção na categoria adulta. Mesmo assim, ele acredita que é possível garantir um bom resultado. “A minha expectativa é buscar uma medalha. Fazendo o meu trabalho corretamente tenho grandes chances de conquistar uma medalha, e estamos aí para brigar sempre e colocar o nome do Brasil no pódio”, comentou o atleta que se diz muito feliz em fazer parte da equipe ao lado de alguém como Arthur Zanetti. “É uma honra competir com ele, é a primeira vez. Pra mim vai ser uma experiência incrível. O quanto eu puder, eu vou aprender.”

Ele conta que o objetivo é garantir espaço na Seleção permanente. “Espero entrar na Seleção fixa este ano. Estou treinando muito para isso. Esperamos que dê tudo certo com a nossa equipe inteira.”

Já Caio Souza também está acostumado com a competição continental. O atleta é dono de duas medalhas em edições anteriores e pretende repetir o bom desempenho. “Espero chegar lá e fazer o que venho treinando. A gente passa bastante tempo no ginásio para chegar na hora da competição e mostrar o que treinamos. A gente ainda tem essa competição antes (Brasileiro), e depois mais uma semana para chegar lá e mostrar a melhor ginástica que o Brasil pode apresentar.”

Ele aprovou o novo sistema implantado pela Confederação Brasileira de Ginástica e pela comissão técnica da Seleção para definir os atletas que estarão em cada campeonato. “É um ciclo novo, tudo diferente. Por ter sido uma seletiva aberta, como se fosse uma competição, deu uma motivação a mais. Competição é sempre um pouco estressante psicologicamente, a gente sempre fica um pouco mais nervoso, por isso, gostei muito do jeito que foi feita (a seletiva). Vamos esperar para ver como será.”

Caio também tem grande expectativa para os próximos compromissos. “O ponto inicial é aqui no Brasileiro. Estamos em uma fase diferente do que vivíamos. Nesse campeonato temos muita competição dentro de uma só. Depois disso temos o Pan-Americano e tudo tem um caminho a ser seguido. Estamos indo certo no nosso cronograma”, finalizou.

A representante do Brasil no feminino, Carolyne Pedro, quer dosar a expectativa para o Pan. “É importante primeiro pensar no Brasileiro, estar focada aqui para não desconcentrar. Espero conquistar uma medalha por equipe aqui e seguir bem para o Pan”, disse a ginasta do CEGIN, que compete amanhã e domingo no Brasileiro

Mais em Ginástica Artística