Siga o OTD

Ginástica Artística

Lesão deixa Flávia Saraiva de fora do Campeonato Brasileiro

Machucada, Flávia Saraiva não vai competir. Apesar do Brasileiro de Ginástica Artística servir de seletiva, não está descartada a participação da atleta no Mundial 

Os atletas que participarão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística na categoria Adulta realizaram na manhã desta quinta-feira (3) o treinamento de pódio em São Paulo, no ginásio do E.C Pinheiros. A competição da categoria, que será realizada no sábado (5) e domingo (6), definirá os títulos por equipes e all around (generalista), além de servir como seletiva para a Seleção Masculina e Feminina, que irá representar o País no Mundial de Montreal, no Canadá, em outubro.

Os principais atletas da modalidade estarão na competição, entre eles Arthur Zanetti (ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016 nas argolas) e Arthur Nory (bronze no solo na Rio-2016) no masculino, e Rebeca Andrade, Daniele Hypolito e Jade Barbosa no feminino, entre outras. Flávia Saraiva não participará da competição por motivo de lesão. Ela já está em tratamento visando o Campeonato Mundial.

A dedicação dos atletas nos treinos mostra a importância do campeonato. “É um evento muito importante, são duas competições em uma. O primeiro dia vai servir para definir a equipe para o Mundial, e o segundo as melhores equipes do Brasil. Temos que estar muito focados e investir em um forte trabalho em equipe para conseguir um bom resultado”, disse Arthur Nory.  “Fomos bem no treinamento de pódio. Ainda temos mais um dia de treino para arrumar os detalhes e competir bem no sábado e domingo”, completou.

“O treino foi bom, estou vindo de recuperação de algumas lesões.  Um ano pós-olímpico é sempre mais difícil, mas é importante para todo mundo se recuperar e ficar pronto já para Tóquio”, disse Jade Barbosa.

A experiente atleta falou sobre a oportunidade competir ao lado dos mais novos, que buscarão os títulos da categoria Infantil. “Fico muito feliz. É um campeonato que tem as categorias de base junto. É importante essa troca, a gente vê o brilho no olhar. É uma troca incrível”, disse a ginasta, ressaltando a importância do torneio para os atletas que competirão na categoria infantil, na sexta-feira (4) e no sábado (5).

As equipes participantes no Adulto Masculino são: Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, SESI-SP, Grêmio Náutico União, São Bernardo do Campo, Taubaté, SERC/São Caetano, Brasil Futebol Clube, Setor Leste e Clube de Regatas Flamengo.

Já no Adulto Feminino, os clubes que vão participar são: Clube de Regatas Flamengo, Cegin, Adeco, EC Pinheiros, SERC/São Caetano, ADC São Bernardo, Minas Tênis Clube e Grêmio Náutico União.

A tarde desta quinta-feira será reservada para o treinamento de pódio da categoria Infantil. Na sexta-feira, os atletas adultos retornam ao ginásio para os treinos livres.  A competição terá início no sábado com as classificatórias, enquanto as finais serão realizadas no domingo.

Seletiva

Com o objetivo de definir os atletas que irão representar o Brasil no Mundial, as avaliações dos ginastas seguem durante o Brasileiro. A meta é que a escolha seja a mais clara e transparente possível, levando em conta critérios técnicos, físicos e médicos.

Os atletas deverão atingir notas já pré-estabelecidas pela comissão técnica para alcançar uma vaga na Seleção. Para os generalistas, conta a média dos dois dias de competição. Já para os especialistas, o critério será a nota do primeiro dia. Em ambos os casos, as notas serão divididas entre bom, muito bom e excelente.

São 12 vagas em disputa para a Seleção Brasileira, tanto para o feminino quanto para o masculino, sendo seis para all around (generalistas), quatro para especialistas e duas que serão definidas pela comissão técnica.

Poderão ser realizadas, ainda durante o ano de 2017, avaliações abertas para interessados em integrar a Seleção principal, caso não sejam preenchidas as 12 vagas em disputa no Campeonato Brasileiro. Essas avaliações adicionais serão divulgadas pela CBG com a devida antecedência. Além da seletiva adulta para o Mundial, será realizada também seletiva Juvenil para o Sul-Americano.

Programação do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

Local: E.C. Pinheiros, em São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Sexta-feira (4)
08h30 às 11h00 – Treino escalonado adulto GAF
09h00 às 12h00 – Treino livre adulto GAM
14h00 às 17h50 – Competição infantil GAM
14h00 às 19h05 – Competição infantil GAF

Sábado – (5)
08h30 às 13h40 – Classificatórias adulto GAM
08h50 às 12h50 – Classificatórias adulto GAF
14h30 às 18h20 – Competição infantil GAM
14h00 às 19h05 – Competição infantil GAF
19h15 – Premiação infantil GAF/GAM

Domingo (6)
08h30 às 12h00 – Competição AA e finais por equipe adulto GAM
08h30 às 11h00 – Competição AA e finais por equipe adulto GAF
12h15 – Premiação adulto GAM/GAF

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Artística