Siga o OTD

Ginástica Artística

Valendo vaga no Mundial, Brasileiro será no fim de semana

Campeonato Brasileiro de ginástica artística, que será disputado no fim de semana, será a principal seletiva para definir a Seleção que vai ao Mundial

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Adulto e Infantil será de 4 a 6 de agosto, em São Paulo (SP), no ginásio do E.C. Pinheiros. Este ano, a competição terá as disputas dos títulos por equipes e all around (generalista) e também servirá como seletiva para a Seleção Brasileira Masculina e Feminina, que disputará o Mundial em Montreal, no Canadá, em outubro.

Os melhores atletas do País vão participar do Brasileiro de ginástica artística de olho em uma vaga na equipe nacional. Entre eles, está Arthur Zanetti. O medalhista olímpico, ouro nas argolas em Londres-2012 e prata na Rio-2016, disputará o Brasileiro depois de já ter conquistado bons resultados em 2017. Ele ficou com o ouro na Copa do Mundo da Eslovênia, teve a maior nota do Campeonato Paulista e também está garantido no Pan-Americano do Peru, em agosto.

“A expectativa está boa. Dessa vez, é um Brasileiro um pouco diferente para todo mundo, porque vai servir de seletiva para o Mundial. Então, temos que fazer nossa parte, entrar tranquilo e fazer o melhor para ficar dentro da Seleção”, disse o ginasta, que vê chances de sua equipe, o SERC/São Caetano, subir no pódio.

“É complicado falar, porque, na competição, tudo pode acontecer. Está todo mundo preparado, mas, reproduzirmos o que estamos fazendo no treinamento, dá para brigar por pódio”, afirmou.

Bronze no solo na Rio-2016, Arthur Nory fará sua segunda competição em 2017. Após a Olimpíada no ano passado, o ginasta passou por uma cirurgia no ombro direito e retornou este ano para a disputa do Campeonato Paulista. Agora, participará do Brasileiro de ginástica artística.

“Estou bem fisicamente. Não estou 100% como eu competi em nível mundial, mas o Brasileiro vai ser importante para começar a ter essa bagagem de competição e, caso eu integre a Seleção, estar bem para o Mundial”, disse Nory, que é atleta do E.C. Pinheiros e disputará a competição em casa.

“A minha equipe já competiu ano passado em casa e sabe como é isso. A expectativa está boa, e vamos buscar mais um título para o Pinheiros. Vou competir em cinco aparelhos e não vou fazer o individual geral, então contamos com os outros meninos da equipe”, explicou.

Já no feminino, uma das atletas é Rebeca Andrade. A ginasta do Flamengo foi campeã no salto na Copa do Mundo da Eslovênia, mas depois se lesionou e não disputou a seletiva para o Pan do Peru.

“Estou muito ansiosa. Infelizmente, tive um imprevisto de uma lesão no pé, mas agora estou voltando e já comecei a fazer série de paralela. No Brasileiro, devo apresentar só este aparelho. Espero que dê tudo certo. Treinei bastante para ajudar nossa equipe”, afirmou.

Enquanto Daniele Hypolito compete seu primeiro Brasileiro por São Bernardo. A ginasta explicou que o clube conta com jovens atletas, mas tem como objetivo se classificar para a final por equipes.

“Esperamos sempre competir bem e fazer o melhor possível. É uma equipe bem jovem, toda juvenil, e a Amanda Paulino de Lima e eu somos as únicas adultas. A gente vem bem, as meninas são jovens e estão em fase de evolução. Queremos competir bem para estar na final por equipes para evoluir. Vamos fortes”, falou.

As atividades do Masculino começam na quarta-feira (2) com o treinamento escalonado, em dois períodos, manhã e tarde. No dia seguinte, será realizado o treinamento de pódio, enquanto os treinos livres ocorrem na sexta-feira (4). Sábado é o dia da classificatória, que começa às 8h30, enquanto as finais estão marcadas para o domingo, no mesmo horário.

Já no Adulto Feminino, a programação inicia na quarta com o treinamento escalonado, de manhã e à tarde, seguido do treinamento de pódio no dia seguinte, quinta-feira. Na sexta, está marcado mais um treinamento escalonado. Já no sábado, ocorre a classificatória a partir das 8h50. Enquanto as finais estão marcadas para domingo, às 8h30.

Seletiva

Com o objetivo de definir os atletas que irão representar o Brasil no Mundial, as avaliações dos ginastas seguem durante o Brasileiro de ginástica artística. A meta é que a definição seja a mais clara e transparente possível, levando em conta critérios técnicos, físicos e médicos. Os selecionados serão divulgados no dia 21 de agosto.

Os atletas deverão atingir notas já pré-estabelecidas pela comissão técnica para alcançar uma vaga na Seleção. Para os generalistas, conta a média dos dois dias de competição. Já para os especialistas, o critério será a nota do primeiro dia. Em ambos os casos, as notas serão divididas entre bom, muito bom e excelente.

São 12 vagas em disputa para a Seleção Brasileira, tanto para o feminino quanto para o masculino, sendo seis para all around (generalistas), quatro para especialistas e duas que serão definidas pela comissão técnica.

Poderão ser realizadas, ainda durante o ano de 2017, avaliações abertas para interessados em integrar a Seleção principal, caso não sejam preenchidas as 12 vagas em disputa no Campeonato Brasileiro de ginástica artística. Essas avaliações adicionais serão divulgadas pela CBG com a devida antecedência. Além da seletiva adulta para o Mundial, será realizada também seletiva Juvenil para o Sul-Americano.

Serviço

Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
Data: 2 a 6 de agosto
Local: E.C. Pinheiros, em São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Programação do Brasileiro de ginástica artística

Quarta-feira (2)
08h30 às 12h00 – Treino livre adulto GAM
08h30 às 11h00 – Treino livre adulto GAF
14h00 às 16h50 – Treino livre infantil GAM
13h30 às 17h40 – Treino livre infantil GAF
17h00 às 19h45 – Treino livre adulto GAM
17h10 às 19h10 – Treino livre adulto GAF
20h30 – Congresso técnico

Quinta-feira (3)
08h30 às 11h40 – Treino de pódio adulto GAM
08h30 às 11h00 – Treino de pódio adulto GAF
13h30 às 17h40 – Treino de pódio infantil GAF
14h00 às 17h10 – Treino de pódio infantil GAM

Sexta-feira (4)
08h30 às 11h00 – Treino escalonado adulto GAF
09h00 às 12h00 – Treino livre adulto GAM
14h00 às 17h50 – Competição infantil GAM
14h00 às 19h05 – Competição infantil GAF

Sábado – (5)
08h30 às 13h40 – Classificatórias adulto GAM
08h50 às 12h50 – Classificatórias adulto GAF
14h30 às 18h20 – Competição infantil GAM
14h00 às 19h05 – Competição infantil GAF
19h15 – Premiação infantil GAF/GAM

Domingo (6)
08h30 às 12h00 – Competição AA e finais por equipe adulto GAM
08h30 às 11h00 – Competição AA e finais por equipe adulto GAF
12h15 – Premiação adulto GAM/GAF

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Artística