Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasileiro de Ginástica Artística será seletiva para Mundial

Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Adulto e Infantil será disputado na próxima semana, entre os dias 2 e 6 de agosto, em São Paulo. A competição, que será realizada no EC Pinheiros, é a mais importante do calendário nacional da modalidade e, além dos títulos por equipe e all around (generalista), ainda servirá como seletiva para a Seleção Brasileira Masculina e Feminina, que disputará o Mundial em Montreal, no Canadá, em outubro.

As equipes participantes no Adulto Masculino são: Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, SESI-SP, Grêmio Náutico União, São Bernardo do Campo, Taubaté, SERC/São Caetano, Centro de Ginástica do Pará, Brasil Futebol Clube, Setor Leste, Adeco e CRF.

Os principais atletas da modalidade estarão na competição, entre eles os medalhistas olímpicos Arthur Zanetti (ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016 nas argolas), Diego Hypolito (prata no solo na Rio-2016) e Arthur Nory (bronze no solo na Rio-2016).

As atividades do Masculino começam na quarta-feira (2) com o treinamento escalonado, em dois períodos, manhã e tarde. No dia seguinte, será realizado o treinamento de pódio, enquanto os treinos livres ocorrem na sexta-feira (4). Sábado é o dia da classificatória, que começa às 8h30, enquanto as finais estão marcadas para o domingo, no mesmo horário.

Já no Adulto Feminino, os clubes que vão participar são: Clube de Regatas Flamengo, Cegin, Adeco, EC Pinheiros, SERC/São Caetano, ADC São Bernardo, Minas Tênis Clube e Grêmio Náutico União. Flávia Saraiva, Rebeca Andrade, Daniele Hypolito e Jade Barbosa são algumas das atletas que estarão na competição.

No dia 2, a programação inicia com o treinamento escalonado, de manhã e à tarde, seguido do treinamento de pódio no dia seguinte, quinta-feira. Na sexta, está marcado mais um treinamento escalonado. Já no sábado, ocorre a classificatória a partir das 8h50, enquanto as finais estão marcadas para domingo, às 8h30.

Seletiva

Com o objetivo de definir os atletas que irão representar o Brasil no Mundial, as avaliações dos ginastas seguem durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. A meta é que a definição seja a mais clara e transparente possível, levando em conta critérios técnicos, físicos e médicos.

Os atletas deverão atingir notas já pré-estabelecidas pela comissão técnica para alcançar uma vaga na Seleção. Para os generalistas, conta a média dos dois dias de competição. Já para os especialistas, o critério será a nota do primeiro dia. Em ambos os casos, as notas serão divididas entre bom, muito bom e excelente.

São 12 vagas em disputa para a Seleção Brasileira, tanto para o feminino quanto para o masculino, sendo seis para all around (generalistas), quatro para especialistas e duas que serão definidas pela comissão técnica.

Poderão ser realizadas, ainda durante o ano de 2017, avaliações abertas para interessados em integrar a Seleção principal, caso não sejam preenchidas as 12 vagas em disputa no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Essas avaliações adicionais serão divulgadas pela CBG com a devida antecedência. Além da seletiva adulta para o Mundial, será realizada também seletiva Juvenil para o Sul-Americano.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ginástica Artística