Siga o OTD

Ginástica Artística

Salto masculino – Mundial de ginástica artística 2019

Salto masculino
Ricardo Bufolin/CBG

Salto masculino – Mundial de ginástica artística 2019

Depois das meninas, foi a vez da Seleção masculina realizar nesta quarta-feira (2) o treino de pódio para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística. A competição será aberta nesta sexta-feira (4), no Hanns Martin Schleyer Halle, em Stuttgart, e a participação do time masculino será no domingo (6), a partir das 14h30 (horário de Brasília).

Assim como no feminino, o principal objetivo do time brasileiro será o de assegurar uma das nove vagas por equipe que estarão em disputa para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Já estão classificadas, pela classificação no Mundial de Doha-2018, as equipes da China, Rússia e Japão.

A Seleção masculina chega para este Mundial embalada por uma excelente participação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, quando obteve um total de oito medalhas (quatro de ouro e quatro de prata).

Para Arthur Zanetti, medalhista de ouro nas argolas na Olimpíada de Londres-2012 e prata na Rio-2016, a equipe passou bem pelo treino desta quarta-feira. “Acredito que a equipe foi bem. Só temos um treinamento na área de competição, então, é muito importante fazer a adaptação aos aparelhos, que são um pouco diferentes dos de aquecimento. Tivemos alguns erros, o que é normal, mas todo mundo passou bem. Agora todos nós estamos focados já com o pensamento positivo para a competição no domingo”, disse Zanetti.

A adaptação ao clima de competição também foi destacada por Marcos Goto, treinador chefe da equipe do Brasil. “Passamos bem neste treino de pódio. Só nas paralelas que tivemos algumas pequenas falhas. Mas são ajustes. Para isso serve o treino de pódio, mostrar onde precisamos focar mais. Agora, temos três dias até a competição, então ainda serão mais seis treinos para realizarmos estes ajustes e no domingo vamos firme para buscar o nosso objetivo, que é o de classificar a equipe para a Olimpíada de Tóquio. Esse é o nosso foco”, disse o treinador brasileiro.

O Brasil no Mundial de Ginástica Artística

Equipe feminina
Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ)
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva

Treinadores
Valeri Liukin
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Chefe de equipe
Juliana Fajardo

Equipe masculina
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2

Treinadores
Marcos Goto
Cristiano Albino
Ricardo Yokoyama

Chefe da equipe
Leonardo Finco
Chefe de delegação
Henrique Motta

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Artística