Siga o OTD

Pan 2019

“Esperamos brigar por um pódio”, afirma Zanetti

Wander Roberto/COB

O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico e mundial, disputa o seu terceiro Jogos Pan-Americanos em Lima. Ele treina no Peru desde segunda-feira (22) para se adaptar ao fuso horário (duas horas atrás em relação ao Brasil), à Vila Pan-Americana e ao ginásio de competição da ginástica. O atleta vai competir ao lado de Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barreto e Luís Porto e fará apresentações no solo, no salto e nas argolas.

“O Brasil, pelo que vimos no Brasileiro de Especialistas, e nos treinos do Time Brasil, no Rio, e aqui, em Lima, está com atletas bem preparados. A equipe do Brasil está muito forte, com o Caio recuperado, uma grande ajuda, além dos outros atletas em boa forma. Acho que podemos brigar por um bom resultado, esperamos brigar por um pódio”, avaliou Arthur Zanetti, que terá a torcida da mãe, Roseane, e da mulher Jéssica, que estão no Peru.

O ginasta espera tirar as melhores notas possíveis no solo e salto para ajudar a equipe, já que não é especialista nos aparelhos. “Nas argolas, claro, eu vou fazer a minha série de competição, que preparei, para descontar no máximo um ponto. Sempre buscando cravar a saída, que é o principal. E solo e salto também pretendo repetir as boas séries que fiz nos últimos treinos e em competições na temporada, com desconto máximo de 0.7 no salto, e 1.30 no solo… se ficar nessa margem o objetivo estará concluído.”

Mundial

O treinador Marcos Goto observa que o objetivo principal é preparar o grupo para o Mundial de Stuttgart, na Alemanha, de 4 a 13 de outubro, que é pré-olímpico – os oito primeiros asseguram qualificação para os Jogos de Tóquio/2020. “O primeiro objetivo é preparar o grupo que vai para o Mundial numa competição importante como é o Pan. E o segundo é buscar pódio com a equipe. Trabalhamos com dez atletas na temporada, reunimos oito no Rio para tirar os cinco melhores no momento”, afirmou o treinador.

Por equipe, o Brasil levou prata em Toronto/2015. As outras duas medalhas pan-americanas de Arthur são o ouro por equipe e a prata nas argolas no Pan de Guadalajara/2013. São quatro no total (2 de ouro e 2 de prata).

Mais em Pan 2019