Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginastas brasileiros são avaliados no Laboratório Olímpico

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) selecionou 19 atletas para passarem por uma bateria de avaliações científicas promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos últimos dias. As atividades foram realizadas na última semana no Laboratório Olímpico, parte integrante do Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).

A maratona de exames médicos e físicos contemplou dez áreas: bioquímica, médica, clínica, termografia, ortopedia, fisioterapia, biomecânica, preparação mental, nutricional e fisiologia. Os ginastas que participaram dos testes são de clubes de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entre eles, os medalhistas olímpicos Arthur Zanetti, Diego Hypolito e Arthur Nory, além de outros destaques da modalidade, incluindo nomes da nova geração.

“Todos esses equipamentos de ponta à nossa disposição e a bateria de avaliações que passamos contribuirão muito para as pesquisas relacionadas à ginástica. Esse trabalho será muito benéfico também para as novas gerações, que já saberão o que fazer, principalmente na prevenção de lesões. Essa bateria de exames é fundamental para termos dados que nos auxiliem a melhorarmos nosso desempenho”, analisou Arthur Zanetti.

O objetivo é fornecer dados científicos para que o treinador tome melhores decisões na elaboração do programa de treinamento dos atletas, diminuindo o risco de lesões, aumentando a qualidade efetiva desse treinamento e possibilitando a melhora dos resultados. Marcos Goto, coordenador técnico das seleções brasileiras de ginástica artística, destacou a importância do trabalho conjunto entre CBG e COB, desenvolvido também com a equipe feminina algumas semanas atrás.

“O objetivo principal é monitorar os atletas antes das competições. Depois, vamos coletar os dados e repassar os resultados aos treinadores dos clubes para fazermos os ajustes necessários nos treinamentos. As avaliações nos ajudam a detectar desequilíbrios musculares e prevenir possíveis lesões. Com o que temos à disposição neste laboratório, temos tudo para chegar com a equipe ainda mais preparada em Tóquio-2020”, destacou Goto.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ginástica Artística