Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasil conquista dois ouros e uma prata no Sul-Americano

Chico Barreto e Arthur Nory fazem dobradinha no individual geral e ficam com ouro e prata, já na disputa por equipes o time brasileiro acabou com o ouro.

Reprodução

No segundo dia de competições no Sul-Americano de Ginástica Artística, disputa no Chile, as primeiras medalhas saíram para o Brasil. Nesta sexta-feira (21), Chico Barreto assumiu a liderança e acabou ficando com a medalha de ouro no individual, sendo seguido por Arthur Nory. Na disputa por equipes, o time brasileiro manteve a hegemonia no continente e ficou com o título.

Depois de ter terminado o primeiro dia de competições na terceira colocação, Francisco Barreto conseguiu assumir a liderança e foi campeão por 0,05. No primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística, em que foram disputados o solo, cavalo com alças e argolas, Chico acabou com um total 39,45 pontos e a liderança acabou com Arthur Nory, que encerrou os três primeiros aparelhos com um total de 39,65.

Nesta sexta-feira, com a disputa do salto, paralelas e barra fixa, Francisco Barreto conseguiu somar um total de 40.65, assumindo a liderança do individual geral e conquistando a medalha de ouro com um total de 80.10 pontos. Arthur Nory somou em 40.40 no segundo dia de competição e acabou ficando com a medalha de prata, com um total de 80.05. O bronze ficou com o colombiano Andres Moreno, que acabou com 78.60.

Ouro por equipes

Com os dois melhores ginastas na disputa do individual geral, o título por equipes acabou ficando com o Brasil, que terminou o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística com 317,500 pontos. A medalha de prata acabou ficando com a Colômbia, que terminou com 313,500, e o terceiro lugar acabou ficando com a Venezuela, que teve um total de 298,750 pontos.

Finais por aparelhos

Após o fim da disputa do individual geral, o time brasileiro presente em Santiago segue para as finais por aparelhos, que se iniciam neste sábado (22). No Sul-Americano de Ginástica Artística os oito melhores ginastas no solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra fixa, respeitando o limite de dois atletas de cada país, se garantiram nas finais por aparelhos.

No caso do Brasil, Arthur Nory disputa três finais, solo, salto, paralelas e da barra fixa, Francisco Barreto está entre os oito melhores da barra fixa, paralelas e cavalo com alças. Já Leonardo Santos de Souza é finalista no salto e nas argolas; Tomas Rodrigues Florêncio busca medalhas no solo e Péricles Silva no cavalo com alças.

Mais em Ginástica Artística