Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasileiros “superlotam” finais por aparelhos no Chile

Brasil preenche todas as vagas possíveis por aparelhos no 1º dia do sul-americano e ainda deixa ‘gente’ de fora

Individual geral masculino
Artur Nory lidera o geral do  Sul-Americano (arquivo)

O Brasil tomou conta do primeiro dia de disputas no Sul-Americano de ginástica artística que está sendo disputado no Chile. Nesta quinta (20) foi realizado o primeiro dia do indivudual geral com apresentações no solo, cavalo com alças e argolas, valendo vaga também para as finais nos três aparelhos.

Ao todo são oito vagas em cada um dos aparelhos, limitada a dois por país. Sendo assim, o Brasil preencheu as seis possíveis neste primeiro dia e, se não fosse o limite por país, seriam mais.

No solo se classificaram Artur Nory em primeiro e Tomaz Rodriguez em sexto. Lucas Bitencourt foi oitavo, mas ficou fora. No cavalo com alças, Francisco Barretto Júnior foi o melhor do dia e se classificou em primeiro. Péricles Silva também passou, em sétimo.

+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Nas argolas, quatro brasileiros ficaram entre os oito. Lucas Bitencourt foi o primeiro, Leonardo Santos de Souza ficou em quarto, Artur Nory terminou em sexto e Péricles Silva, em sétimo. Porém, para a final do aparelho, só passaram Lucas e Leonardo.

Artur Nory lidera o geral do  Sul-Americano

Na somatória geral dos três aparelhos, o melhor do dia foi Artur Nory, com 39,65 pontos. Francisco Barretto Júnior ficou em terceiro com 39,45; Lucas Bittencourt foi o oitavo com 37,55.

Leonardo Santos acabou em 13º com 36,30; Péricles Silva acabou em 24º com 25,75 e Tomas Rodrigues Florêncio foi o 37º com 13.2.

A definição do campeão individual geral sai nesta sexta (21), com as apresentações nos outros três aparelhos: salto sobre o cavalo, barras paralelas e barra fixa. Também se define o país campeão por equipes e os finalistas individuais nesses três aparelhos. No sábado serão realizadas as finais por aparelhos do Sul-Americano de ginástica artística.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ginástica Artística