Siga o OTD

Ginástica Artística

Por abuso sexual, Fernando de Carvalho Lopes é banido do esporte

Novo julgamento confirma o banimento de Fernando de Carvalho Lopes de todas as atividades da ginástica

Fernando de Carvalho Lopes foi banido da ginástica por decisão do tribunal pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O treinador é acusado de abuso sexual em crianças. Inicialmente, em decisão polêmica em novembro passado, Fernando recebeu suspensão de 1440 dias para qualquer tipo de envolvimento com a modalidade, além de uma multa de R$ 300 mil.

Segundo informações apuradas pelo Blog Olhar Olímpico, do UOL, o novo julgamento aconteceu neste domingo (31), em Aracaju (SE). A decisão anterior foi revista por conta da indignação das supostas vítimas, que consideraram como insuficiente conforme a gravidade da situação. Ao todo, 25 casos de moléstia foram apresentados.

Ainda de acordo com o Olhar Olímpico, um artigo do estatuto da Federação Internacional de Ginástica (FIG) confirma o banimento de profissionais em casos desta proporção. Os advogados dos envolvidos recorreram a partir deste tópico.

No julgamento inicial em primeira instância, Fernando de Carvalho Lopes não compareceu, assim como as vítimas. O escândalo surgiu após denúncias de abusos físicos, morais e sexuais por parte do treinador enquanto levava a carreira no Mesc, clube particular de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Durante este período, pais dos atletas entraram em contato com o Ministério Público para remover o acusado das funções exercidas anteriormente.

Fernando foi afastado da equipe olímpica do Brasil pouco tempo antes dos Jogos do Rio. Os relatos de abuso sexual foram registrados entre os anos de 2001 e 2016.

Mais em Ginástica Artística